Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Mitologia em Português

06 de Agosto, 2007

Os Deuses Desconhecidos

Apesar de já não existir, hoje em dia, muita informação sobre aquilo a que podemos chamar os Deuses Desconhecidos da Antiguidade, ainda existem algumas coisas que podem ser aqui escritas sobre eles.

Uma espécie de deus desconhecido...

Diz-se que na antiga cidade de Atenas existia um templo dedicado ao Deus Desconhecido, i.e.  Agnostos Theos, no qual as figuras divinas que ainda não tinham um local de culto próprio no local podiam ser veneradas. Este local podia, ainda, ser usado para venerar a existência de deuses que a população desconhecia até então, impedindo-lhes que caíssem nos más graças dessas outras divindades, só porque os habitantes ainda nada sabiam sobre elas. Uma interessante referência a este recinto é feita nos "Actos dos Apóstolos", capítulo 17, em que Paulo menciona este altar e o parece considerar como um local de culto para o deus que pregava.

 

Também em Roma Antiga existiam lugares de culto semelhantes a este, em que ainda hoje podem ser encontradas inscrições que mencionam a expressão "sei deo sei deivae", i.e. "seja [a entidade venerada no local] deus ou deusa", que denotam uma certa incerteza sobre os pormenores de uma determinada divindade.



Ainda assim, considero que o propósito deste local de culto é deveras curioso - ao venerarem um deus cujo nome ou características desconheciam, os Atenienses - e, mais tarde, também os Romanos, podiam preparar-se para a eventual existências de outros deuses, impedindo que sofressem qualquer tipo de penalização religioso tanto em vida como após a morte.

É talvez este o ponto fraco da sociedade de hoje, uma gigantesca intolerância religiosa, em que cada pessoa parece acreditar que a sua religião é a verdadeira, sendo todas as outras falsas e desprovidas de qualquer importância. Tal como os Antigos Gregos, também nós devíamos aprender a venerar os novos Deuses Desconhecidos, numa tentativa de paz em que a religião não é um factor de discriminação mas sim um ponto de interesse, que deve ser partilhado por todos.

Gostas de mitos, lendas, livros antigos e muitas curiosidades?
Recebe as nossas publicações futuras por e-mail - é grátis e irás aprender muitas coisas novas!

9 comentários

Comentar publicação