Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mitologia em Português

19 de Fevereiro, 2020

A lenda da Bezerra de Monsanto

A lenda da Bezerra de Monsanto, que aqui contamos hoje, tem de começar com uma pequena história a ela acessória - quem viver perto de Lisboa certamente que conhece o parque florestal com o nome de Monsanto. Porém, quando há uns anos inquirimos sobre uma possível origem do nome, foi-nos contada uma lenda de outro Monsanto, uma pequena vila próxima de Idanha-a-Nova. É essa segunda lenda que aqui recordamos hoje, a primeira ficará para outro dia.

A Bezerra de Monsanto?

Conta o povo que há muitos, muitos séculos atrás, o local que se tornaria a aldeia de Monsanto foi cercado pelos Romanos. Durante quase uma década que estes cercaram o castro, enquanto que os habitantes locais se tentavam aguentar como podiam. Numa dada altura, já quase sem qualquer espécie de alimento, consideraram capitular. Discutiram essa possibilidade uma e outra vez. Enquanto que alguns queriam desistir, outros queriam resistir até à sua própria morte.

Foi nesse contexto que uma jovem sugeriu tentar-se algo de muito pouco vulgar - quis pegar na última bezerra que tinham, enchê-la da comida ainda restante e depois oferecê-la aos Romanos. Assim o pensou, de semelhante forma o sugeriu, e ainda melhor o fizeram os habitantes da localidade.

Os atacantes, vendo então uma bezerra tão gorda, que os futuros Portugueses tão gentilmente lhes ofereceram após tantos anos de cerco, acreditaram que estes ainda tinham comida e bebida para muitos mais anos, e como tal decidiram retirar-se, desistindo de conquistar o local.

 

É uma bela lenda, esta conhecida sob o nome da Bezerra de Monsanto, mas não é totalmente original. Histórias semelhantes já eram contadas na Antiguidade, em que uma povoação era salva da destruição de um cerco tomando partido de um derradeiro gesto semelhante a este... seria mera coincidência, ou estaria a jovem de Monsanto também familiarizada com esses outros exemplos, usando-os em seu proveito na situação em que se encontrava? Só ela saberia responder...

 

 

P.S.- E, afinal de contas, qual é a verdadeira origem do nome da Serra de Monsanto lisboeta? Se nunca ouvimos qualquer lenda associada a ela, parece que o nome vem do tempo de Dom Dinis, altura em que esse rei atribuiu a posse das terras em questão a um conde, supostamente de apelido Castro, que tinha a posse das mesmas terras de onde era originária a famosa bezerra. É, portanto, uma origem semelhante à do nome da Quinta do Anjo, já que o facto de um determinado conde ser mais famoso por uma posse de outra terra levou a um nome semelhante nesta que está mesmo às portas de Lisboa!

Gostas de mitos, lendas, livros antigos e muitas curiosidades?
Recebe as nossas publicações futuras por e-mail - é grátis e irás aprender muitas coisas novas!