Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mitologia em Português

01 de Abril, 2018

A Papisa Joana existiu mesmo?

Será que a Papisa Joana existiu mesmo? Será que, um dado dia, uma mulher ascendeu verdadeiramente ao trono papal? Vejamos, hoje, se há alguma verdade por detrás de toda essa história.

A Papisa Joana existiu mesmo?

Conta-nos a sua lenda que a mulher que ficaria mais tarde conhecida como Papisa Joana se disfarçou de homem e se juntou a um mosteiro. Foi aprendendo cada vez mais, chegando a fama da sua sabedoria a tornar-se tão grande que foi subindo na escada da Igreja Católica e acabou por chegar a Papa. Contudo, acabou por engravidar de um amado e teve o seu filho durante uma procissão na própria cidade de Roma. Se morreu durante esse nascimento, se foi depois morta pelos fiéis, ou se foi deposta e levada para um convento, as diversas fontes parecem discordar em relação a esse ponto. Ainda assim, quem for a essa cidade poderá encontrar, próximo do número 27 da Via dei Querceti, o local em que tradicionalmente se crê que ela faleceu, como pode ser visto neste vídeo (infelizmente, com alguns problemas técnicos):

 

Terá esta história da Papisa Joana acontecido mesmo? A maior parte dos estudiosos do tema dizem que não, alguns deles referindo-se a ela como uma estranha consequência de uma amante do Papa João XII (e a quem este ofereceu mundos e fundos, levando os cidadãos da época a referirem-se a ela como a verdadeira "papisa"), mas então... porque existe uma carta de tarot chamada "A Papisa"? Porque existe em Roma uma rua evitada durante cortejos papais, supostamente o local em que esta papisa deu à luz, como já vimos acima? Porque são diversas as fontes que afirmam ter visto, na galeria onde eram guardados os bustos dos vários papas, uma figura claramente feminina? Porque terá escrito um famoso autor (cremos que Erasmo, mas a memória poderá estar a trair-nos a todos) que viu em Roma uma estátua desta papisa com o seu filho nos braços? E também, porque existe no Vaticano uma cadeira com um buraco, supostamente desenhada para verificar os genitais daqueles que ascedem ao trono papal? A resposta a todas estas questões, deixamo-la aos leitores!

Gostas de mitos, lendas, livros antigos e muitas curiosidades?
Recebe as nossas publicações futuras por e-mail - é grátis e irás aprender muitas coisas novas!