Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mitologia em Português

05 de Dezembro, 2019

Um mito de Endovélico?

Em relação a um mito de Endovélico, há que começar por esclarecer que uma parte significativa das histórias que vão sendo contadas por cá provêm da Grécia Antiga ou do tempo dos Romanos, e que temos acesso a esse conhecimento porque os autores da altura decidiram deixar-nos, por escrito, algumas das histórias que envolviam cada uma dessas divindades e heróis. Contudo, o caso de esta figura divina, de origem bem portuguesa, é significativamente diferente.

A Face do mito de Endovélico

Endovélico é conhecido como o mais popular dos deuses (ou heróis divinizados? Não podemos ter a certeza...) da Península Ibérica na Antiguidade. Mas, mesmo se tratando, aparentemente, de uma importante divindade nativa do nosso país, nenhum autor grego ou romano nos fala dele, nem nenhum autor ibérico a ele se refere com informação completamente credível. E, na verdade, nada saberíamos hoje sobre esta figura não fosse o facto de terem sido encontrados diversos ex-votos com o seu nome, como aquele que pode ser visto na imagem acima, juntamente com uma cabeça que se supõe ser a do próprio Endovélico. A pouca informação que temos sobre ele (ver, por exemplo, aqui um interessante artigo de José D'Encarnação que a resume), permite-nos perceber alguns dos seus contornos e poderes, mas nada nos diz sobre alguma possível história real que possamos associar a esta figura ou ao seu santuário do serro de São Miguel da Mota.

 

Nesse sentido, se Endovélico até é uma divindade de uma importância inegável na cultura ibérica, procurar um mito associado a ele é, na verdade, uma tarefa impossível. Nenhum autor nos parece ter deixado a sua história real, sendo ele, para nós, pouco mais que um mero nome de um passado há já muito esquecido.

Gostas de mitos, lendas, livros antigos e muitas curiosidades?
Recebe as nossas publicações futuras por e-mail - é grátis e irás aprender muitas coisas novas!