Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mitologia em Português

25 de Abril, 2020

A origem de Adamastor

Claro que todos conhecemos esta famosa figura dos Lusíadas de Camões, mas a origem de Adamastor também tem uma outra face que a maior parte das pessoas hoje desconhece. Por exemplo, sabiam que a estátua que aparece na maior parte dos manuais escolares não é tirada num qualquer país africano, ou mesmo no local em que se supunha que este gigante viveu - como até poderíamos supor - mas sim em Lisboa, mais precisamente no Miradouro de Santa Catarina, com vista privilegiada para o Tejo?

A origem de Adamastor, estátua em Lisboa

Agora, se os contornos gerais da nossa figura do Adamastor foram invenção de Luís de Camões, o próprio gigante já existia anteriormente, sendo conhecido pelo menos desde o século III d.C., sob os nomes de Damastor (em Claudiano) ou Adamasthor (em Sidónio Apolinário). Em ambos os casos, o nome deste mesmo gigante é mencionado num contexto de uma gigantomaquia, um enorme combate entre os deuses e os gigantes que tinha lugar na Mitologia Grega e Romana (mas cujo mito já não nos chegou de uma forma mais completa), sendo por isso possível que o nome até já viesse de um mito anterior, potencialmente grego, já que o nome Adamastos (Αδαμαστος, no original grego) significa "Indomável".

 

E, no contexto do grande poema épico de Camões, o significado do nome faz todo sentido - os Portugueses chegam ao Cabo das Tormentas, conquistam pela primeira vez o Adamastor, este "Indomável" de outros tempos, e recebem então um sinal de boa esperança para a continuação da sua viagem. Será que já alguma vez tinham pensado nisto? Mesmo em caso negativo, esta origem de Adamastor não pode deixar de nos fazer pensar que outros elementos mitológicos secretos se escondem por detrás das muitas figuras deste épico camoniano, como José Agostinho de Macedo nos alertou no prefácio do seu épico O Oriente...

Gostas de mitos, lendas, livros antigos e muitas curiosidades?
Recebe as nossas publicações futuras por e-mail - é grátis e irás aprender muitas coisas novas!