Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mitologia em Português

Mitologia em Português

16 de Fevereiro, 2016

A Antologia de Estobeu

Falar de toda a história por detrás da chamada Antologia de Estobeu não é uma tarefa fácil, pelo que nos bastará resumi-la aqui recordando parte dos seus elementos mais significatvos. O seu editor original viveu por volta do século V da nossa era. Com o objectivo de ajudar na educação do seu filho, numa dada altura este João Estobeu decidiu compilar milhares de citações e extratos de mais de 500 autores não-cristãos da Antiguidade, organizando os seus temas em diversos capítulos, cujo número depende agora bastante da edição consultada. A sua edição passou, depois, por diversas fases ao longo dos séculos, mas será suficiente dizer aqui que sua obra é, hoje e numa forma mais ou menos completa, conhecida sob o nome simples de Antologia. Não existe em qualquer tradução, mas apenas a título de curiosidade podemos apresentar aqui parte do seu conteúdo, recordando sete frases de Pitágoras presentes na obra que ainda se aplicam muito bem aos nossos dias de hoje:

Nem sequer penses em fazer o que não deve ser feito.
Escolhe ser forte na alma mais do que no corpo.
Não é muito difícil errar, tal como não é muito difícil criticar quem erra.
É impossível que seja livre aquele que é um escravo das suas paixões.
Não é possível controlar um cavalo sem um freio, nem as riquezas sem prudência.
Poupa a tua vida, para que não seja consumida pela tristeza e preocupações.
Tudo o que vemos quando acordados é morte, e quando a dormir, um sonho.

 

Entre os muitos autores presentes nesta Antologia de Estobeu contam-se, por exemplo, Arato, Ctésias, Esopo, Heródoto, Licurgo, Píndaro ou Zenódoto, entre muitos, muitos outros. Tentar apresentar todos eles seria uma tarefa muitíssimo difícil, mas quem tiver alguma curiosidade poderá ver um índice de 50 páginas dos autores presentes nesta obra neste endereço.

~~~~~~~
Gostas de temas como este? Podes seguir-nos no Twitter, ou receber as nossas novidades no teu e-mail de uma forma simples, rápida e gratuita!