Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mitologia em Português

16 de Maio, 2014

A "Biblioteca", atribuída a Apolodoro

Esta Biblioteca, atribuída a Apolodoro, é um enorme compêndio de Mitologia Grega, talvez um dos mais interessantes e completos que nos chegaram aos nossos dias de hoje. Cobre uma sequência de eventos que vai do nascimento dos deuses da Grécia até à morte de Odisseu, falando, entre esse espaço cronológico, dos mais variados mitos, como a Gigantomaquia, as Argonáuticas, os eventos de Héracles e as várias histórias associadas à cidade de Tebas, entre muitos outros.

Porém, se os primeiros três livros desta Biblioteca ainda nos chegaram de uma forma quase completa, já o quarto (que cobre, essencialmente, os eventos relacionados com a Guerra de Tróia e os que se lhe sucedem) apenas nos chegou sob a forma de um epítome. De uma forma muito simples, eu até poderia dizer que, caso alguém quisesse ler uma única, e só uma, fonte primária sobre mitos gregos, talvez devesse até ser esta a escolhida, já que permite um conhecimento geral muito vasto do tema, apesar de ser, em muitos casos e ainda mais no último livro, um texto pouco profundo.

Não deixa, porém, de ser uma obra introdutória de grande importância, que não merece ser esquecida no estudo desta área.

Gostas de mitos, lendas, livros pouco conhecidos e curiosidades? Podes receber as nossas publicações futuras por e-mail!