Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mitologia em Português

São Héracles e Hércules uma e a mesma figura, ou existem diferenças entre os heróis por detrás dos dois nomes? Se, de um modo muitíssimo geral, podemos dizer que os deuses dos Romanos são os dos Gregos com outros nomes, quando a situação é vista ao pormenor descobre-se que isso não é completamente verdade. O Júpiter latino não é Zeus, a Hera dos Gregos não é igual a Juno, o nome de Apolo manteve-se em virtude da enorme fama do seu oráculo na cidade de Delfos, mas... o que dizer em relação à figura do mais famoso filho dos deuses do Olimpo? Qual é a diferença entre Héracles e Hércules?

Héracles ou Hércules?

Comece-se pela figura grega. Héracles nem sempre teve esse nome - na verdade, a mãe, Alcmena, deu-lhe o nome de Alcides - mas após as muitas conquistas da sua vida o seu nome foi alterado para Héracles (em Grego Ἡρακλῆς, que significa "glória de Hera"), em virtude da fama que lhe foi trazida por todas as enormes dificuldades que a deusa o fez passar, nomeadamente os seus doze trabalhos.

O nome latino da mesma figura, Hércules, deriva deste segundo nome grego, mas isso não quer dizer que são uma única e a mesma figura. Se ao Hércules latino são associados todos os mitos do famoso Héracles dos Gregos, o contrário já não é verdade, porque existem alguns mitos que são associados exclusivamente a este herói pelos Romanos - o mais óbvio é o mito de Caco, mas existem outros.

 

O que aconteceu neste caso específico, da grande diferença entre Héracles e Hércules, é fácil de explicar - a fama do herói grego era tão grande que os Romanos sentiram não só a necessidade de a apropriar para si mesmos, mas também atribuir-lhe novas aventuras, mais ligadas à sua própria cultura. Sob esse novo nome a sua fama acabou por se tornar ainda maior, levando a que ficasse conhecido com esse nome na cultura ocidental. Disso é perfeito exemplo uma pesquisa pelo Google - mesmo que os mitos de ambos sejam semelhantes, neste momento uma procura por "Heracles" dá 21 milhões de resultados, enquanto que "Hercules" já retorna 142 milhões - seis vezes mais!

 

Fazendo então uma espécie de "tldr", a grande diferença entre Héracles e Hércules é que ao herói latino estão associados alguns mitos individuais, que o seu congénere grego nunca teve.

Gostas de mitos, lendas, livros pouco conhecidos e curiosidades? Podes receber as nossas publicações futuras por e-mail!