Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mitologia em Português

27 de Outubro, 2022

A estranha existência dos Tsukumogami

Falar de Tsukumogami não é falar de uma criatura específica, mas sim de um conjunto de seres nipónicos que em virtude da sua grande longevidade atingem este estatuto. Mas, para o explicar talvez seja melhor começar por uma ligação que estas criaturas, hoje, até têm com a nossa cultura ocidental. Se já aqui falámos sobre o uso de criaturas da Mitologia Grega na série dos Power Rangers, quem prestar mais atenção a alguns dos monstros da série poderá notar que, em muitos casos, eles são inspirados em objectos bem reais.

A lenda dos Tsukumogami

Por exemplo, nas imagens acima podem ser vistos dois monstros dessa série, um deles baseado num batom e outro cuja inspiração veio de um sinal de trânsito. Mas o caso não é único, nem essa inspiração dos Power Rangers o é - até incluímos aqui um outro exemplo, vindo do Pokémon, de uma criatura que não é senão um porta-chaves que ganhou vida. Agora, em comum todas estas criaturas têm a sua proveniência japonesa, mas de onde vem mesmo toda essa ideia? Essencialmente, ela nasceu dos Tsukumogami!

 

Quando aqui falámos sobre a Kitsune, referimos que ela se vai tornando mais poderosa com o passar dos anos. De uma forma semelhante, os Tsukumogami não são mais do que objectos caseiros que com a passagem de um século ganham vida. As fontes literárias divergem nas razões que levam a isso, mas essencialmente dizem que após 100 anos de utilização (ou de abandono), esses objectos ganham vida e começam a assombrar os seus possuidores. Não parecem ser assombrações muito assustadoras ou malévolas, mas sim pequenas chatices que vão causando, como os nossos duendes ocidentais, apesar de não existirem exemplos muito concretos das chatices causadas por objectos específicos, e.g. talvez um gira-discos comece a tocar misteriosamente durante a noite, ou uma coleira de cão mude de sítio por magia, ou uma panela queime sempre a comida? Não sabemos, cabe ao leitor imaginar o tipo de "maldades" que estas criaturas vão fazendo.

Será o Mímico uma forma de Tsukumogami?

Qualquer que seja a resposta a essa questão, os Tsukumogami são considerados yokai, criaturas tipicamente japonesas, até porque só poderiam existir numa cultura em que, tradicionalmente, os objectos vão passando de geração em geração, por vezes até de avós para pais, filhos e netos. Talvez já não seja tão comum acontecer hoje em dia, fruto da chamada "obsolescência programada", mas esta espécie de seres continua a ser conhecida nos nossos dias e, como tal, continua a inspirar figuras como as já apresentadas ali em cima, entre outras que seguem a mesma inspiração oriental. Entre nós, talvez o mais famoso exemplo seja o do Mímico - Mimic, no original anglófono - uma criatura como a mostrada na imagem acima, que surge em muitos videojogos e se assemelha a um baú de tesouro, mas tem vida e ataca os heróis do jogador quando estes procuram obter uma recompensa que se supõe existir no seu interior...

Gostas de mitos, lendas, livros antigos e muitas curiosidades?
Recebe as nossas publicações futuras por e-mail - é grátis e irás aprender muitas coisas novas!