Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mitologia em Português

06 de Dezembro, 2023

A fuga de Maria, a codorniz e a lavandeira

A tradição popular portuguesa tem muitas lendas que associa à fuga de Maria e José para o Egipto. Já há alguns meses que aqui contámos uma, a da outrora famosa "maldição dos tremoços" (em que o facto de estas leguminosas terem contribuído para amedrontar a Virgem resultou no seu castigo eterno), e uma outra que nos pode explicar o porquê das aranhas darem sorte. Mas esses não são, obviamente, casos completamente únicos, e portanto, até dada a quadra festiva que depressa se aproxima, decidimos aqui contar mais duas lendas associadas a esse episódio bíblico, com desfechos bem diferentes, quase até opostos.

A fuga de Maria e José para o Egipto

A primeira destas duas histórias conta então que, nesse mesmo percurso para o Egipto, José e Maria encontraram diversas codornizes. Quando o casal se aproximava deles, estes pequenos pássaros levantavam voo muito alto, tornando possível que os Romanos vissem, muito à distância, que alguém estava a passar por esses lugares. Temendo pela sua vida, a Virgem Maria condenou então toda essa espécie à incapacidade de voltar a voar muito alto.

Por outro lado, no seu caminho eles encontraram também várias lavandeiras (um pássaro que hoje é também conhecido por alvéloa), uns pássaros com longas caudas que, nessa altura, arrastavam pelo chão. Face a esse seu comportamento, eles permitiram pagar os rastos da passagem da Santa Família, e neste caso a Virgem Maria deu-lhes depois a sua eterna bênção, tornando-as mais fortes e corajosas face a aves mais fisicamente imponentes, que até então muito as perseguiam e amedrontavam.

 

Estas são mais duas lendas pequeninas, mas que não podem deixar de fazer notar o seu charme, por se tratarem de histórias com um carácter marcadamente popular, que tentava - aqui, como em muitos outros casos - ligar o sagrado e o profano de uma forma que em muitos casos até nos pode fazer rir. Relembre-se, a título do mais puro exemplo, aquela ligação da Virgem com a cara feia do Linguado, e torna-se difícil não esboçar um pequeno sorriso sempre que ainda vemos esse peixe em qualqur lugar. Interrogamo-nos, portanto, se existirá alguma espécie de estudo nacional deste tema, catalogando todos aqueles animais que, segundo a tradução popular, Maria e José encontraram seja na sua fuga para o Egipto, seja em outros episódios bíblicos que fascinaram o povo ao longo dos séculos... mas se não existir, aí fica uma boa ideia para alguém que tenha tempo livre nas suas mãos e uma grande paixão pelas lendas tradicionais do nosso país...

Gostas de mitos, lendas, livros antigos e muitas curiosidades?
Recebe as nossas publicações futuras por e-mail - é grátis e irás aprender muitas coisas novas!