Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Mitologia em Português

15 de Março, 2024

A história de Atlas na Mitologia Grega

Atlas é uma daquelas figuras da Mitologia Grega cujo papel original nem era muito significativo, mas que ainda assim o tempo não permitiu esquecer. Porquê? Não é fácil sabê-lo, mas talvez tenha a ver com o seu papel significativo no mito dos Trabalhos de Hércules. Mas estamos a adiantar-nos um pouco demais, e esta história merece ser contada quase desde o seu início:

O mito de Atlas na Mitologia Grega

Segundo as principais versões do mito de Atlas, esta figura foi um dos intervenientes numa guerra entre os deuses do Olimpo e os Titãs ou os Gigantes. Pouco se sabe, hoje, sobre qualquer um desses dois confrontos, mas um elemento inegável da sua história é que no final os deuses ganharam e os seus atacantes foram punidos com os mais diversos castigos. O poderoso Tífon, por exemplo, foi colocado debaixo do Etna, onde dizem as histórias que ainda hoje cospe o seu fogo, enquanto que a personagem a quem dedicamos as linhas de hoje foi incubido da difícil tarefa de suportar os céus sobre as suas costas, sugerindo que ela possa ter cometido, durante a guerra contra os deuses, algum crime bastante grande.

Depois, o tempo foi passando. Não é fácil saber durante quantos anos, décadas ou séculos Atlas fez esse seu trabalho sem ser perturbado, mas um dado dia Hércules aproximou-se dele e perguntou-lhe se sabia onde era o Jardim das Hespérides. Ele respondeu que sim, mas que esse local era muito longe, e portanto seria melhor ele ir buscar as maçãs procuradas pelo famoso herói, em vez de deixar que este o fizesse. O mais famoso filho de Zeus aceitou, mas visto que alguém tinha de segurar nos céus até ao retorno do titã, ele ofereceu-se para tal - é nesse seu papel que ele pode ser visto na imagem ali em cima, o herói com a sua característica pele de leão às costas, a segurar o céu enquanto, do lado esquerdo, o titã se aproxima novamente dele, já com uma maçã na mão.

Mas, nessa altura, Atlas apercebeu-se de uma coisa muito importante... porquê continuar a carregar os céus? Porque não deixar essa tarefa eterna para Hércules? Quis ir-se embora, quis esquecer o seu eterno dever, mas o filho de Zeus enganou-o de alguma forma, e conseguiu que este voltasse a ocupar o lugar que lhe pertencia por castigo.

 

Depois, passaram mais uns quantos anos. É novamente difícil precisar quantos foram, mas diz-nos um outro mito, mais tardio, que quando Perseu passou por esta mesma zona usou a cabeça decepada da Medusa para transformar este Atlas em pedra, tornando-o de um titã, ou um gigante, num mero monte de pedra, um conjunto de montanhas que ainda hoje podem ser vistas no norte de África.

E uma terceira lenda, tipicamente cristã (mas que poderá ter tido a sua origem em obras como a de Evémero), diz que Atlas não era sequer um gigante ou um titã, mas sim o nome do primeiro dos homems que descobriu a Astronomia (ou Astrologia, segundo outros), ficando conhecido por "segurar os céus", ou mesmo "conhecer os segredos das estrelas", em virtude dessas suas descobertas.

 

São talvez estas as três maiores histórias associadas a Atlas, a figura da Mitologia Grega. Ele cruza-se com outros heróis apenas duas ou três vezes, mas parece ser, efectivamente, a sua ligação a Hércules, bem como o estranho papel que lhe coube aquando da derrota do seu grupo na guerra contra os deuses, que o fizeram chegar até aos nossos dias de hoje...

Gostas de mitos, lendas, livros antigos e muitas curiosidades?
Recebe as nossas publicações futuras por e-mail - é grátis e irás aprender muitas coisas novas!

4 comentários

Comentar publicação