Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mitologia em Português

Mitologia em Português

20 de Janeiro, 2021

A história dos dez agricultores

A história dos dez agricultores vem-nos da China, e se por um lado é muito simples, também não deixa de ser um pouco intrigante, razão pela qual achámos que a poderíamos contar aqui.

A história dos dez agricultores

Há muito tempo atrás, dez agricultores estavam a cultivar um campo na China. No horizonte viram uma tempestade a aproximar-se, e então decidiram proteger-se da intempérie num pequeno templo que estava próximo do local. Quando o fizeram, aperceberam-se de que a tempestade continuava a dirigir-se na sua direcção comum, e então criou-se-lhes a ideia de que os deuses pudessem estar zangados com eles. Decidindo testar essa possibilidade, colocaram os seus dez chapéus à entrada do templo, e combinaram que aquele cujo chapéu fosse levado pelo vento em primeiro lugar teria de sair do local onde se abrigavam, até que a tempestade dissipasse.

Assim o pensaram e ainda melhor o fizeram. Pouco depois, um dos chapéus foi levado pelo vento, e então o seu dono foi igualmente expulso para fora do templo. Mas a tempestade continuo a vir na direcção do templo, cada vez com maior rapidez... e pouco depois, atingiu com repetidos raios o próprio local, matando todos os nove homens que se encontravam no seu anterior. O que foi expulso, esse, foi o único que se salvou, porque todos os nove tinham enormes pecados, e só tinham sido poupados em função da presença do décimo no local.

 

Como já dito acima, esta história dos dez agricultores é bastante simples, mas também dá que pensar, até pela forma como aborda o enigma do oculto e do divino. Raramente sabemos o que Deus, ou o que os deuses, pensam de nós e das nossas acções, e por isso também nós, tal como os dez agricultores da história, sentimos alguma dificuldade em perceber o que se pretende de nós e das nossas próprias vidas. Por isso, convém agirmos com cuidado nas nossas acções. É, sucintamente, uma leitura desta história, só uma entre muitas outras aqui possíveis, mas não pode deixar de nos fazer pensar...

~~~~~~~ ~~~~~~~ ~~~~~~~
Gostas de mitos, lendas, livros pouco conhecidos e curiosidades?
Podes receber as nossas publicações futuras por e-mail ou no Twitter!
~~~~~~~ ~~~~~~~ ~~~~~~~