A história, ou mito, de Marco Régulo
Marco Régulo existiu, isso não está em dúvida. Mas, ao mesmo tempo, também faz sentido falar da história, ou mito, de Marco Régulo, na medida em que a esta figura surge associada uma fabulosa trama que não podemos ter a certeza se efectivamente tomou lugar.
Após a batalha de Tunes, por volta de 255 a.C., este general romano, Marco Régulo, foi capturado. Alguns anos mais tarde foi enviado a Roma para negociar as condições de restituição de prisioneiros, entre os quais se contava ele próprio. Instou a senado romano a rejeitar todas as condições, não cumprimentou sequer a própria família e, depois, voltou para Cartago, onde acabaria por ser torturado até à morte (pelo menos uma versão menciona que lhe foram cortadas as pálpebras, para que não conseguisse dormir).
É uma bela história, esta de Marco Régulo, que mostra a continência de um general romano, que segue o que prometeu até às derradeiras consequências, pagando até a honestidade com a sua própria vida. São diversos os autores que a referem, mas será que realmente teve lugar, e se desenrolou precisamente como nos é dito? Isso já não sabemos, nem podemos vir a saber com uma absoluta certeza, mas supondo que tudo isto é verdade, esta figura histórica mereceria a nossa memória mais do que muitos mártires e santos católicos.