Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mitologia em Português

06 de Outubro, 2022

A História Secreta dos Nefilins

Há já algumas semanas, quando aqui falámos sobre uma estranha paternidade associada a Caim e Abel, fizemos uma referência à história dos Nefilins. Depois uma leitora, a Andreza, disse que até queria saber mais sobre esse tema, mas tivemos de a informar que supostamente essa trama estava perdida. Porém, dizê-lo assim não foi, de facto, completamente correcto... é muito mais certo afirmar que a sua história está perdida nas fontes ditas bíblicas, mas ainda nos chegou através de obras apócrifas como o Primeiro Livro de Enoque, em que este relato está contido numa (primeira) sequência, hoje conhecida por Livro dos Vigilantes. E é, portanto, esse o tema que aqui apresentamos hoje, contando as desventuras destas misteriosas figuras tal como elas nos são reportadas numa fonte literária que se poderá, ou não, ter baseado em tradições orais aludidas no texto bíblico.

Os Elohim e a História dos Nefilim

Comece-se por algum contexto. Como se sabe do Livro do Genesis, Deus criou Adão e Eva (a história de Lilith é mais tardia). Depois, eles foram expulsos do Paraíso e tiveram vários filhos e filhas, de que já cá falámos antes. Nesse seguimento, surge então uma misteriosa frase que ainda pode ser encontrada no Antigo Testamento (6:4):

Naquela época, e também algum tempo depois, havia Nefilins na terra, quando os filhos de Deus possuíram as filhas dos homens e elas lhes deram filhos.

Agora, claro que esta é uma frase muitíssimo obscura, mas sucintamente os "filhos de Deus" são os Elohim (já voltaremos ao significado!), enquanto que os filhos destes com as mulheres humanas são chamados Nefilins. Pegando depois em fontes apócrifas, toda esta história se torna um pouco mais clara. Podemos resumi-la a três tempos:

 

Primeiro, quando Adão e Eva começaram a ter os seus vários descendentes, alguns deles foram, como não poderia deixar de ser, do sexo feminino. Impressionados pela beleza dessas jovens, alguns dos anjos do céu - se assim podem ser traduzidos os Elohim... - desceram à terra e envolveram-se sexualmente com algumas delas. Em troca, ou talvez para as impressionar, estes deram-lhes conhecimentos proibidos (o que não destoaria num episódio de Ancient Aliens), como as artes mágicas, a forma de trabalhar alguns metais, a previsão do futuro pelas estrelas, a criação de imagens supostamente divinas, etc.

 

Depois, dessas relações sexuais entre o que se supõe terem sido anjos e mulheres humanas, nasceu uma classe de seres que ficaram conhecidos como Nefilins. Não se sabe ao certo em que consistiam, mas indirectamente pode inferir-se que se tratavam de Gigantes, uma espécie de seres humanos de grande estatura. E isto pouco ou nada teria de errado, não fosse o facto de eles se mostrarem muitíssimo desumanos, não respeitando as criações divinas, ao ponto de matarem animais só pelo prazer de o fazer, ou de se devorarem uns aos outros, entre outros actos completamente bárbaros.

 

Então, num terceiro momento, os anjos que permaneceram nos céus aperceberam-se do que se estava a passar e, falando com Deus a esse propósito, decidiram que tinham mesmo de intervir - os anjos que desceram dos céus foram punidos pelos seus actos e foi decretado que esta raça dos Nefilins tinha de desaparecer completamente. Com vista a esse segundo objectivo, a figura divina decidiu causar um enorme dilúvio, poupando apenas uma única família que lhe parecia especialmente digna - e esse é um episódio já muito mais famoso entre nós, o conhecido sob o nome da Arca de Noé!

Arca de Noé e os Nefilim

 

O que esta história, tal como apresentada no Primeiro Livro de Enoque, tem de muito especial é que, como em vários outros textos apócrifos, nos permite compreender melhor alguns dos eventos da Bíblia. Por exemplo, torna mais fácil compreender-se o porquê da necessidade do famoso Dilúvio, mas também a forma como diversos conhecimentos "secretos" chegaram à humanidade. Cumulativamente, tornam até possível a ligação a mitos e lendas muito anteriores - o chamado Livro dos Gigantes, que hoje está quase totalmente perdido, parecia contar algumas das aventuras dos Nefilins, entre os quais pode ser reconhecido o famoso nome de Gilgamesh. Infelizmente, a obra em questão já só nos chegou em pequenos fragmentos, o que apenas nos permite saber que um dos intervenientes era esse herói sumério; e que a antiga obra continha pelo menos um episódio em que estes seres tinham sonhos proféticos de uma enorme cheia que, nessa sua altura, estava ainda por vir.

Um texto fragmentário sobre os Nefilim

 

É um pouco triste que já não possamos conhecer as suas aventuras de uma forma mais directa, mas é bastante possível que essa antiga obra contivesse também uma explicação do porquê de pelo menos um Nefilim parecer ter sobrevivido ao dilúvio universal - é o caso de Golias, o tal gigante que foi facilmente derrotado por David, na ainda-famosa história bíblica que os une.

 

Mas... terá sido tudo isto verdade? Será que toda esta história já era conhecida por quem escreveu, originalmente, a passagem no Livro do Genesis 6:4? Ou, pelo contrário, é apenas uma história tão apócrifa como a de São Pedro e o cão falante? É impossível sabê-lo, porque o Primeiro Livro de Enoque contém diversos níveis de composição (o mais recente até já dos primeiros séculos da nossa era), enquanto que o Livro dos Gigantes está demasiado incompleto para nos dar informações de maior. Se sabemos, através da obra Sobre os Gigantes, de Filo de Alexandria, que uma história semelhante a esta existia nos primeiros séculos da nossa era, não nos é agora possível compreender a sua verdadeira origem, i.e. se aquele versículo bíblico foi escrito com base neste relato, ou se este apenas apareceu posteriormente e para explicar o sentido (perdido?) do misterioso momento presente no Antigo Testamento.

 

Em qualquer dos casos, este Primeiro Livro de Enoque é também notável por uma outra referência que contém - parece ser a mais antiga obra que refere o título de "Filho do Homem", uma espécie de misterioso messias profetizado para o futuro, que os Cristãos virão depois a identificar com a figura de Jesus Cristo. O que nos leva, novamente, ao problema do parágrafo anterior - será que este título já existia nos tempos mais remotos, ou foi apenas adicionado à obra num período mais recente? E, tal como antes, não nos é possível saber quase nada sobre isso...

A queda de Satanás, os Elohim e os Nefilim

Mas, como o tema de hoje já vai longo, aborde-se um último ponto - afinal de contas, o que é mesmo um Elohim e um Nefilim? O grande problema em traduzir o verdadeiro significado dessas palavras é que ele se foi alterando ao longo do tempo. Se, inicialmente, a primeira destas palavras era usada com o sentido de "deuses" (tema a que já cá fizemos alusão quando falámos sobre a esposa de Deus), já no texto bíblico ela surge como se se tratasse de uma palavra singular, uma espécie de "deuses-que-são-apenas-um", em alguns casos traduzida de forma demasiado simples como "anjos". Em relação à segunda palavra, não parece ter uma tradução directa indisputável, mas pelo que parece ser mera tradição tende a ser traduzida como "gigantes" ou "[seres] caídos". O que poderá levantar ainda mais uma questão - terá a história original alguma ligação com a da queda de Satanás, com que partilha algumas semelhanças óbvias, ou será que se referem a duas quedas angélicas diferentes? Mais uma vez, não sabemos, nem parece ser possível descobri-lo com base nas provas que ainda existem neste momento...

 

Em suma, os Nefilins são uns seres muito misteriosos a que o texto bíblico faz alusão, mas sobre os quais apenas podemos saber, de uma forma mais concreta, que nasceram de relações sexuais de algumas mulheres humanas com o(s) igualmente misterioso(s) Elohim. Se até existem histórias, aparentemente apócrifas, que expandem esta narrativa muitíssimo críptica, não nos é possível saber que forma as duas classes de seres tinham originalmente, com obras como o Primeiro Livro de Enoque ou o Livro dos Gigantes a nos preservarem um possível complemento para o obscuro relato contido no Antigo Testamento.

Gostas de mitos, lendas, livros antigos e muitas curiosidades?
Recebe as nossas publicações futuras por e-mail - é grátis e irás aprender muitas coisas novas!