Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mitologia em Português

12 de Agosto, 2019

A lenda da Estátua do Duque de Coimbra

Encontrar uma possível lenda associada a uma Estátua do Duque de Coimbra não foi tarefa fácil. Isto porque se existem, hoje, várias estátuas de Dom Pedro, i.e. o primeiro duque da cidade e conhecido pelas suas sete partidas, nenhuma parecia ser suficientemente antiga para poder ter inspirado alguma espécie de lenda. Curiosamente, essa ausência de um memorial físico antigo acabou por provar-se a chave para todo o mistério!

 

Segundo a breve lenda, diz-se então que numa dada altura o povo quis erigir uma estátua ao Infante Dom Pedro (alegadamente no Palácio dos Estaus, em Lisboa), em virtude de ele ser muito popular e bem amado na sua época. Contudo, ele rejeitou essa estátua, pela modéstia que lhe foi inspirada pelos modelos da Antiguidade, e porque sentiu que essa homenagem não lhe deveria ser feita em vida. Assim, a Estátua do Duque de Coimbra, a que se refere esta espécie de lenda, é notável pela sua não-existência e pelos eventos que levaram a tal, mais do que por uma potencial homenagem que lhe tenha sido feita...

Gostas de mitos, lendas, livros pouco conhecidos e curiosidades? Podes receber as nossas publicações futuras por e-mail!