Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mitologia em Português

04 de Novembro, 2024

A lenda da origem do hino Triságio

Mesmo para quem é crente nestas coisas, quando vamos à missa raramente pensamos na origem de todo um conjunto de palavras que são ditas. O caso do Credo Nicénico é o exemplo mais óbvio, mas existem muitos outros, de que o hino conhecido por Triságio - Τρισάγιον, ou seja, "três vezes santo", mas já voltaremos ao significado - é um excelente exemplo, um que até sentimos que merecia ser recontado por cá, dado o facto de parecer ser muito pouco conhecido nas culturas lusófonas. Mas qual é então a sua história?

A lenda do hino Triságio

A 24 de Setembro de um ano agora desconhecido, mas que provavelmente terá sido entre 434 e 446 d.C., a cidade de Constantinopla sofreu um enorme terramoto. Assustadas, as pessoas locais, o patricarca Proclo e até o próprio imperador Teodósio II começaram a rezar a deus. Foi nesse instante que, pelo mais completo milagre, uma criança foi elevada aos céus. Regressou pouco depois, informando os presentes que tinha subido aos céus e, numa voz poderosa (e que claramente não era só a sua), instou-os a rezarem a Deus com as seguintes palavras:

Ἅγιος ὁ Θεός, Ἅγιος ἰσχυρός, Ἅγιος ἀθάνατος, ἐλέησον ἡμᾶς.

"Santo Deus, Santo Forte, Santo Imortal, tende piedade de nós."

 

Desconhecemos o nome da criança, ou o que lhe aconteceu depois de todo este episódio miraculoso (lemos, aqui e ali, algumas referências a que ele terá contado às outras pessoas o que viu no Reino dos Céus, mas isso pode ser apenas uma adição tardia à lenda). Dada a importância dessas palavras numa hora de grande aflição, este hino ficou então na mente popular, sendo conhecido ora pelo nome de Triságio ("três vezes santo", como pode ser facilmente percebido pelas suas palavras), ora pelo de "Agios O Theos" (que não é mais que o seu primeiro verso), e ainda hoje é bem conhecido entre os Ortodoxos. Dele existem até muitas versões cantadas, como esta, que aqui foi escolhida pelo mais completo acaso:

Gostas de mitos, lendas, livros antigos e muitas curiosidades?
Recebe as nossas publicações futuras por e-mail - é grátis e irás aprender muitas coisas novas!