Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Mitologia em Português

01 de Janeiro, 2021

A lenda da Palmeira de Cascais

Falar desta invulgar lenda da Palmeira de Cascais implica contar uma história um tanto ou quanto triste, mas que também dará o mote para os primeiros cinco dias deste novo ano - iremos agora apresentar cinco histórias, hoje já quase esquecidas, mas que um dia estiveram bem fincadas na memória colectiva de cinco localidades portuguesas.

A lenda da Palmeira de Cascais na ficção

Há já muitos anos, ainda em tempos de escola, tivemos de ler um livro de Alice Vieira, Promontório da Lua, em que uma palmeira de Cascais conta a sua longa história. É, obviamente, um conto ficcional, direccionado para um público mais jovem, mas aqueles que, até a título de grande curiosidade, decidissem ir tentar visitar esta heroína acabariam muito desapontados - quem fosse, nessa mesma altura, visitar a Rua da Palmeira, em Cascais, onde ela vivia no conto desta autora portuguesa, já não a encontrava... Entretanto lá foi plantada uma no local, possivelmente para corrigir o absurdo de um topónimo agora incompleto, mas dada a sua altura é muito fácil perceber que não se trata da planta original.

 

Tudo isto teria pouco interesse para as nossas linhas de hoje, não fosse o facto da palmeira original ser uma figura lendária e famosa na história de Portugal. Segundo conta a pequena lenda, ela já estava no seu local aquando da reconquista cristã, e Dom Afonso Henriques terá até descansado e almoçado à sua sombra, em meados do século XII, quando fazia o caminho entre Sintra e Lisboa num sentido agora incerto.

É muito provável que tenha sido esse episódio, um notável misto de história e lenda, que inspirou Alice Vieira a escrever o seu conto, mas que também tornou essa antiga palmeira de Cascais a mais famosa da história do nosso país, até àquele fatídico dia, numa qualquer data hoje já muito incerta, em que desapareceu do seu lugar original - provavelmente até a bem do progresso, diriam alguns, mas pelo menos hoje a rua já tem uma nova palmeira no local da anterior, desapontando assim menos crianças que venham a ler este Promontório da Lua...

Gostas de mitos, lendas, literatura, e muitas curiosidades?
Recebe as nossas publicações futuras por e-mail - é fácil, gratuito, e poderás aprender muitas coisas novas!

2 comentários

Comentar publicação