Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Mitologia em Português

13 de Outubro, 2020

Kitsune, ou a Lenda da Raposa de Nove Caudas

Esta lenda da raposa de nove caudas, muitas vezes conhecida apenas como Kitsune, vem-nos de terras do Japão. Contudo, ela é hoje bem conhecida por todo o mundo devido à presença, seja ela directa e indirecta, desta singular criatura em várias séries manga e anime japonesas, como Naruto (onde é conhecida como Kurama, segundo nos foi dito), Pokémon ou Digimon, entre muitas, muitas outras vindas do país do sol nascente e baseadas na mitologia local. Mas então, que lenda, ou mito, se esconde por detrás de toda essa famosa figura e do seu significado?

Kitsune, a raposa das nove caudas

Se o nome desta raposa de 9 caudas costuma ser Kitsune, há que esclarecer que essa é uma palavra que não significa muito mais do que "raposa" na língua japonesa, e que derivou da ligação das sílabas "kitsu" (o barulho que se diz que ela faz, em terras do Japão) e "ne" (neste contexto, talvez signifique algo como "o animal que faz..."). E esse significado geral permite-nos compreender um factor muito importante na busca por esta potencial lenda - não existe um mito individual único desta criatura, que para alguns até é uma espécie de espírito, mas sim um conjunto muito diverso de histórias, fruto da sua extensa presença no folclore japonês, que se estende mesmo até aos nossos dias de hoje. Por exemplo, vejam-se estes vários anúncios de televisão do país do sol nascente, em que uma destas criaturas tem um papel principal:

Agora, se na cultura ocidental pensamos nas raposas como animais matreiros, fruto de obras literárias como as Fábulas de Esopo ou a Canção de Reynard, no Japão as Kitsune têm características adicionais - são igualmente matreiras, sim, mas são-no também com uma infinidade de poderes mágicos e místicos, nomeadamente o de se transformarem em seres humanos, por associação com Inari, deusa protectora dos arrozais (e que em diversas representações até monta uma delas). É até por isso que no vídeo acima a jovem tem orelhas e cauda - ela é mesmo uma raposa disfarçada, que se transformou em humana para seduzir ou enganar algum homem, como o do anúncio!

 

Um exemplo de lenda de uma Kitsune

Podemos até dar aqui um exemplo de uma lenda japonesa bastante famosa e que inclui esta criatura. Segundo ela, um homem andava em busca de esposa quando encontrou uma mulher muito bonita num campo de cultivo. Ela disse-lhe que também andava em busca de um marido, ele aceitou com prazer essa espécie de oferta, depois casaram e tiveram um filho. Ele nasceu quando a cadela da família também teve um cachorrinho. Depois, esse cachorrinho nunca parava de ladrar quando estava perto desta misteriosa mulher... e então, um dia atacou-a e mordeu-lhe pelas costas! Assustada, a mulher tomou a sua forma real - a de uma raposa - e fugiu para um bosque próximo, mas segundo algumas versões continuou a visitar a sua antiga família pontualmente, fazendo até amor com o (ex-?)marido.

 

Seguindo todo este contexto, se existem outras criaturas a que nas terras do sol nascente são atribuídas características mágicas semelhantes - o Tanuki, o Neko, e assim por diante - esta raposa tem uma característica muito sua, que é o facto de passar a ter mais caudas à medida que se vai tornando mais velha e poderosa (isto só acontece nas lendas, não é mesmo verdade na vida real, para quem estiver curioso e quiser procurar uma raposa oriental com muitas caudas). O seu limite é um total de nove - e este número em específico, porque este é considerado um que na cultura japonesa dá muito má sorte, indicando então que essa Kyuubi no Kitsune, ou raposa de nove caudas (a sua forma celestial, dizem algumas fontes), é capaz de estar no auge do seu poder místico - segundo alguns, após 1000 anos - e, por isso, pode causar infindáveis problemas a quem com ela se cruze.

 

É deste conjunto de características que as lendas associadas a uma raposa de nove caudas tomam proveito. Por isso, se estiverem a ver uma série japonesa, ou a ler algum livro vindo desse país, e algum herói se cruzar com este animal - ou, mais precisamente, com uma forma dele que até já tem nove caudas - saberão que se trata de uma figura muito poderosa. Infelizmente, não sabemos em que medida isto surge na história de Naruto (a sua influência nos Pokémons Vulpix e Ninetales, ou no Digimon Kyubimon, é bastante evidente), mas caso algum leitor o saiba pode, como sempre, deixar uma mensagem ali nos comentários e explicá-lo, para que possamos ficar todos mais esclarecidos.

 

P.S.- Para quem quiser saber mais sobre esta mesma criatura nas culturas chinesa e coreana, poderá também ler uma publicação posterior a esta, que fala mais especificamente sobre a Huli Jing da China e a Gumiho da Coreia.

Gostas de mitos, lendas, livros antigos e muitas curiosidades?
Recebe as nossas publicações futuras por e-mail - é grátis e irás aprender muitas coisas novas!

6 comentários

Comentar publicação