Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mitologia em Português

03 de Fevereiro, 2021

A lenda da Sala das Pegas

A lenda da Sala das Pegas refere-se a uma sala que existe no Palácio Nacional de Sintra, vulgo "o palácio com duas chaminés gigantes". Poderia ser uma como tantas outras em tantos outros palácios, não fosse a estranha iconografia que nos propõe - no seu tecto podem ser vistas múltiplas pegas (um tipo de pássaro, conhecido ), tendo cada uma delas uma pequena frase a sair do seu bico, Por bem. Que segredos se escondem por detrás de toda esta estranha representação?

A lenda da Sala das Pegas

Diz a lenda da Sala das Pegas que um dado dia o rei D. João I estava por Sintra e deu um beijo a uma dama da corte. Não sabemos onde foi esse beijo, nem a quem o deu, mas a rainha supostamente ouviu-o a tomar lugar e, naturalmente, confrontou depois o monarca com a sua acção. Este respondeu-lhe que o beijo foi dado por bem, provavelmente querendo dizer que não existiu qualquer malícia na sua acção. Mas como levou isto à iconografia presente hoje na Sala das Pegas?

 

Na verdade, não sabemos. Existem opiniões que fomos lendo aqui e ali, a mais recente das quais numa obra do Conde de Sabugosa que data de inícios do século XX. As Pegas são pássaros muito faladores, mas a mesma palavra também pode ser usada, até ainda hoje, para se referir a uma mulher muito dada. Supõe-se que, nesse contexto geral, a representação possa ter sido uma metáfora para o facto de uma questão tão simples ter sido tão falada na altura. É uma hipótese. Mas também poderá ser vista como uma espécie de crítica à sociedade de então, ao facto de se crer que as mulheres falavam demasiado. Ou até pode ser uma alusão ao facto da rainha não se ter esquecido de um episódio que, embora simples, lhe foi ficando na memória, como quando nos namoros dos dias de hoje um dos intervenientes recorda constantemente um episódio negativo que já teve lugar há meses ou anos. Ou o rei poderia querer proclamar até à eternidade a culpa que não teve...

 

Será alguma destas a razão para a inclusão das pegas e do seu Por bem no Palácio Nacional de Sintra? Não sabemos, é uma espécie de mistério de Portugal, mas pelo menos recordámos assim a lenda da Sala das Pegas de Sintra.

 

P.S.- E, para quem também tiver alguma curiosidade sobre uma outra sala do mesmo palácio, também cá falámos sobre a Sala dos Cisnes.

Gostas de mitos, lendas, livros antigos e muitas curiosidades?
Recebe as nossas publicações futuras por e-mail - é grátis e irás aprender muitas coisas novas!