Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mitologia em Português

26 de Janeiro, 2022

A lenda da Zorra Berradeira

A Zorra Berradeira, também conhecida como Zorra de Odelouca (em virtude de um local em que se pensava que ela vivia), é uma espécie de criatura mitológica nacional famosa em terras do Algarve. Nem sempre é muito clara qual era a sua forma física, que parece divergir consideravelmente nas versões consultadas, mas considerando somente o seu nome podemos ser levados a acreditar que ela era uma espécie de raposa velha com poderes mágicos misteriosos e/ou capaz de adoptar diversas formas. Porém, o que torna esta lenda particularmente interessante é o facto de existirem várias versões da lenda que nos contam a sua origem!

A lenda da Zorra Berradeira ou de Odelouca

Nesse seguimento, uma primeira versão da origem desta Zorra Berradeira diz apenas que ela é um espírito demoníaco. Uma segunda, que a liga às Mouras Encantadas, diz que originalmente ela era uma jovem moura, mas acabando por ofender tanto Cristãos como Muçulmanos (de uma forma que não é totalmente clara), por punição divina foi transformada nesta criatura. Já uma terceira, e provavelmente a mais famosa de todas elas, diz que se tratou de um ser humano que fez muitos actos maus na sua vida, sem nunca mostrar qualquer espécie de arrependimento, entre eles o de mudar os limites dos terrenos (que em outros tempos eram assinalados com pedras especiais e, como tal, relativamente fáceis de alterar).

 

Mas qualquer que tenha sido a sua origem, a Zorra Berradeira era uma criatura temível, que no mínimo dos mínimos enloquecia quem tivesse ouvido os seus gritos, e em pior caso até lhes causava a própria morte. E, de facto, nem sequer encontrámos qualquer registo de alguém que a tenha defrontado com sucesso ou derrotado. Será que ainda habita por terras do Algarve, na região da Ribeira de Odelouca? Caso algum leitor seja da zona em questão e já a tiver ouvido, por favor deixe ali em baixo o seu testemunho - tentar vale sempre a pena!

 

Um último ponto... acreditando que esta Zorra de Odelouca já era, originalmente, uma espécie de raposa, ela tem diversos elementos em comum com criaturas como a Huli Jing chinesa. Seria intencional? Será que a história desta criatura veio de terras do Oriente para Portugal, algures no tempo dos Descobrimentos? Nunca vimos qualquer estudo sobre o tema, mas para quem tiver mais paciência seria interessante estudar-se a origem desta lenda; é, contudo, provável que se trate de uma história oral, com raízes já há muito perdidas, e portanto até poderá ser muitíssimo difícil concluir algo sobre a sua verdadeira génese, podendo esta espécie de obsessão com as raposas tratar-se apenas de uma coincidência derivada da forma quase mágica como tendem a desaparecer, de uma forma quase mágica, nos muitos locais onde vivem...

Gostas de mitos, lendas, livros antigos e muitas curiosidades?
Recebe as nossas publicações futuras por e-mail - é grátis e irás aprender muitas coisas novas!