Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mitologia em Português

Mitologia em Português

28 de Agosto, 2020

A lenda das Amendoeiras em Flor

A Lenda das Amendoeiras em Flor tem grande fama em Portugal, sendo particularmente associada à região do Algarve. No entanto, são muitas as versões da lenda que podem ser lidas nos dias de hoje, razão pela qual optamos por contar aqui o seu cerne comum.

Algumas Amendoeiras em Flor

Esta lenda fala-nos então de um rei árabe que vivia perto do local que se tornou Silves, no sul de Portugal. Ele amava muito uma mulher, uma belíssima princesa que tinha vindo do norte de Europa, mas por muito que lhe demonstrasse esse seu sentimento encontrava-a sempre muito triste. Uma e outra vez foi incapaz de compreender o que se passava, até que um dado dia isso lhe foi revelado - a princesa, que agora era a rainha do seu coração, sentia infindáveis saudades da neve do seu país natal.

Infelizmente, por muito que amasse esta mulher, o rei árabe era incapaz de transgredir as leis da natureza. Ele não podia fazer com que nevasse no Algarve, uma terra tão caracterizada pelo calor e pelas suas praias. Procurou uma solução durante dias, semanas, meses, até que lhe foi dada a sugestão de plantar amendoeiras na região. Primeiro, esta pareceu-lhe uma sugestão estranha, mas depois, com o passar dos meses, tanto o rei como a sua amada aperceberam-se de um milagre - um dia, ao acordarem, olharam pelas janelas do palácio e viram as árvores recém-plantadas cobertas de farrapos de neve, como na imagem acima, e a princesa, que agora já era rainha, não pôde senão sorrir bastante e alegrar-se com esse tão grande fruto do amor do seu marido!

 

O que podemos dizer sobre esta Lenda das Amendoeiras em Flor? É uma história que pretende justificar a presença de muitas Amendoeiras no Algarve, mas também o facto de estas árvores parecerem estar cobertas de neve. Tem uma trama muito simples, como aqui pôde ser visto, mas as diversas versões adicionam-lhe outros elementos, nomeadamente ao nível de como o rei descobriu a razão da tristeza da rainha, e de como obteve uma forma de lhe trazer a felicidade. No entanto, todas essas versões terminam sempre da mesma forma - a rainha, feliz, viu nestas amendoeiras em flor a neve do seu país natal, e recordando-se da terra em que nasceu, agradeceu enormemente o terno presente do seu amado... e hoje as Amendoeiras lá continuam, no seu lugar de outros tempos, relembrando esta bela história dia após dia.

~~~~~~~
Gostas de temas como este? Podes seguir-nos no Twitter, no Facebook (novo), ou receber as nossas novidades no teu e-mail de uma forma simples, rápida e gratuita!