A lenda de Ilvala e Vatapi
A lenda de Ilvala e Vatapi vem-nos de terras da Índia, sendo referida de uma forma breve no épico Mahabharata. Não parece ser uma história com grande importância cultural, mas decidimos que devíamos contá-la por cá face a um elemento muito incomum presente na sua narrativa.
Ilvala e Vatapi eram dois irmãos da classe dos asuras, uma espécie de semideuses do Hinduísmo. Um dia, um deles pediu a um sábio que lhe concedesse um desejo, o de vir a ter um filho com poder maior do que o de Indra, rei dos deuses. O sábio negou-lhe este pedido. Muito irritados com essa acção, pelos seus poderes de transformação Vatapi adoptou a forma de uma cabra e foi cozinhado. Depois, foi servido em jantar ao sábio... mas quando já se encontra dentro da barriga deste homem, o irmão do "comido", Ilvala, pediu a este que voltasse à sua forma original. E isso aconteceu, a transformação desfez-se, e feito homem no interior da barriga de outro, os efeitos foram de tal forma grotescos que explodiram com a barriga do sábio, matando-o!
Depois, Vatapi e Ilvala repetiram estas acções com muitos outros sábios, conduzindo-os à sua morte, até que se depararam com um novo sábio de nome Agastya, que foi capaz de digerir completamente o primeiro dos irmãos, antes de matar o segundo de uma forma bem mais física.
Esta é uma das muitas histórias, aparentemente exemplares, que podem ser lidas no decurso da trama do Mahabharata. Como aqui já dissemos, ela não parece ter nada de muito particularmente digno de nota, com excepção do facto de apresentar o estranho elemento de um vilão que mata os seus inimigos de uma forma tão invulgar como a relatada acima. Alguns episódios como estes até aparecem em séries de manga e anime do Japão, mas esta parece ser a mais antiga referência a um episódio ficcional desta natureza.