Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mitologia em Português

10 de Janeiro, 2024

A lenda de Inês Negra

A história da chamada Inês Negra é uma daquelas muito famosa no seu local de origem, a zona de Melgaço, mas não tanto em outros locais de Portugal. Por essa razão, decidemos então dedicar-lhe algumas linhas no dia de hoje, talvez até para que mais pessoas, pelo mundo fora, venham a conhecer esta pequena história de outros tempos.

A lenda de Inês Negra

Se é costume dizer-se que todas as lendas têm um fundo de verdade, neste caso específico sabemos que existiu, no tempo de Dom João I, um confronto entre duas mulheres na zona de Melgaço, e que uma delas, que aparentemente não era nativa da cidade, ganhou essa pequena escaramuça. Cerca de duzentos anos mais tarde, a vencedora passou a ser identificada com o nome de "Inês Negra", sendo adicionados muitos mais elementos à sua história, que são aqueles que compõem o cerne da própria lenda, como o temos hoje.

 

Pergunte-se, então e antes de mais, porquê o nome de Inês Negra... provavelmente não terá sido pela cor natural da sua pele, mas pelo facto de esta se encontrar muito queimada pelo sol, fruto de se ter juntado ao exército de Dom João I para lutar contra os Castelhanos. Foi nesse papel que em dada altura se encontrou na zona de Melgaço, e em que discutiu, por palavras, quem deveria ser o futuro monarca de Portugal. A ela se opôs uma figura que apenas ficou conhecida pelo nome de "Arrenegada", que defendia a causa castelhana. Então, a nossa Inês e essa misteriosa "Arrenegada" decidiram combater uma contra a outra, como se de verdadeiros homens se tratassem, para se decidir quem devia ocupar o trono de Portugal, se o nosso futuro D. João I ou o pretendente castelhano.

Curiosamente, se as informações que temos até dizem que a tal "Arrenegada" era muito maior e mais poderosa que a Inês Negra, ao final foi esta segunda que ganhou o combate, tornando-se uma figura famosa na região - em versões tardias, até rejeita qualquer recompensa do nosso monarca! - e levando a que a praça de Melgaço depressa se juntasse à causa de Dom João... mas se isso se deveu ao próprio combate entre estas duas mulheres, ou se tratou de mera coincidência, é algo em que as fontes consultadas parecem divergir um pouco, sugerindo ora uma, ora a outra resposta.

 

A verdade, essa e tal como a sabemos, é que uma pequena escaramuça teve, de facto, lugar entre duas mulheres na zona de Melgaço e no tempo de Dom João I, mas os seus contornos, ou a verdadeira identidade de ambas as combatentes, é algo que o tempo já há muito fez esquecer. Claro que tudo isto tem um fundo de verdade, como em histórias como as de Deu-la-Deu Martins ou do Bispo Negro, mas à parte do que já aqui admitimos, pouco se sabe sobre o que então teve lugar, ou em que altura nasceu verdadeiramente a história a que hoje associamos o curioso nome desta tal Inês Negra.

Gostas de mitos, lendas, livros antigos e muitas curiosidades?
Recebe as nossas publicações futuras por e-mail - é grátis e irás aprender muitas coisas novas!