Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mitologia em Português

Mitologia em Português

24 de Abril, 2020

A lenda de Joe Magarac

Estátua de Joe Magarac

A lenda de Joe Magarac, que contamos hoje, vem dos EUA, mais precisamente da zona de Pittsburgh, Pennsylvania. O seu apelido e os próprios contornos da lenda dão a entender que esta história poderá ter tido origem em emigrantes do leste da Europa que aí se tinham fixado e trabalhavam na indústria do aço.

 

Então, quem é Joe Magarac? Essencialmente, é uma figura lendária que se distinguiu no trabalho da indústria do aço, talvez pelo invulgar facto de ser um homem feito desse material. Tinha ainda super-força, a capacidade de trabalhar sem jamais descansar, conseguia fazer dezenas de coisas diferentes com o aço e mostrava-se capaz de múltiplos feitos sobre-humanos.

De entre as várias histórias que lhe estão associadas encontrámos duas dignas de nota. Numa delas, Joe ganhou um concurso de força cujo prémio era uma bela mulher chamada Mary - mas depois, sabendo que ela já estava apaixonada por um outro operário, permitiu-lhe esse casamento, desejando as maiores felicidades aos noivos.

Numa outra, Joe salvou a vida de alguns operários mas acabou por cair numa fornalha, sendo derretido pelo fogo. Desaparecido então do nosso mundo, dizia-se que o seu legado continua na forte estrutura de uma qualquer construção da região em que ele viveu.

 

O que dizer de tudo isto? A relação da lenda de Joe Magarac com a indústria local do aço, que ainda hoje é muito significativa, é notória. Por isso, é possível que tenha nascido de um conjunto de tall tales locais, como se nos nossos dias um trabalhador de um qualquer call centre dissesse que já teve um colega que atendia 30 chamadas numa hora, tinha taxa de vendas de 100% e conseguia prémios de produtividade sem ser intrujado pelas chefias. Lendas como essas permitem tornar possível o impossível, na medida em que nos fazem sonhar com um limite sobre-humano a que até podemos tentar aspirar mas jamais iremos atingir.

~~~~~~~
Gostas de temas como este? Podes seguir-nos no Twitter, ou receber as nossas novidades no teu e-mail de uma forma simples, rápida e gratuita!