Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mitologia em Português

Mitologia em Português

09 de Fevereiro, 2021

A lenda de Kali e Raktabija

Provinda da Índia, a lenda de Kali e Raktabija é aqui digna de nota em virtude da segunda destas duas figuras, uma espécie de demónio indiano que se multiplicava cada vez que derramava uma única pinga de sangue que fosse.

A lenda de Kali e Raktabija

Os deuses hindus tentaram combater Raktabija com todas as suas maiores forças, mas cada vez que a atacavam e que a faziam derramar algum sangue, de cada pinga surgia mais uma cópia da sua opositora, até que se tornaram dezenas, centenas, milhares os corpos do demónio que estavam a defrontar.

Então incapazes de a derrotar com as suas forças individuais, os deuses juntaram todos os seus poderes e criaram Kali, deusa da destruição. Depois, deram-lhe todas as suas armas e pediram-lhe que destruisse Raktabija. A recém-criada deusa conseguiu fazê-lo - começou por colocar todos os clones da sua opositora na boca, tendo o cuidado de os mastigar sem nunca derramar uma única gota. Em seguida, cortou a cabeça da principal opositora e chupou todo o seu corpo até ao tutano, novamente tendo todo o cuidado de não deixar cair uma gota que fosse. Assim, sozinha mas com o poder de todos os deuses, foi capaz de fazer o que mais ninguém tinha conseguido...

 

Esta lenda de Kali e Raktabija é essencialmente uma das muitas teogonias de uma deusa, aqui ainda "nova", que se foi tornando bastante popular ao longo do tempo. Existem outras versões que contam como ela foi trazida ao mundo, naturalmente, mas esta em particular cativou a nossa atenção devido ao estranho poder do monstro que é aqui completamente destruído por Kali. Situações semelhantes, de pseudo-super-poderes como estes, são muito frequentes nas histórias do Hinduísmo, e não ficam a dever nada às histórias dos super heróis ocidentais dos nossos dias de hoje.

~~~~~~~ ~~~~~~~ ~~~~~~~
Gostas de mitos, lendas, livros pouco conhecidos e curiosidades?
Podes receber as nossas publicações futuras por e-mail ou no Twitter!
~~~~~~~ ~~~~~~~ ~~~~~~~