Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mitologia em Português

07 de Março, 2021

A lenda de Kiyohime e Anchin

A lenda de Kiyohime e Anchin, presente num famoso manuscrito japonês chamado Dojoji Engi Emaki, deve ser mencionada por cá mais pela sua forma física do que pelo seu conteúdo simples, já que nos chegou num belíssimo manuscrito ilustrado, com dragões orientais à mistura e tudo.

A lenda de Kiyohime e Anchin

Conta-nos a lenda que a bela Kiyohime se apaixonou por um monge budista, de nome Anchin. Se este segundo também parecia gostar dela, depressa se relembrou dos seus votos religiosos - os monges budistas também têm um voto de castidade, como os cristãos - e decidiu então afastar-se da apaixonada, fugindo dela para longe. Porém, Kiyohime perseguiu-o por vários locais e acabou por transformar-se num dragão quando se preparava para cruzar um rio [recorde-se que os dragões chineses e japoneses estão frequentemente associados à água]. Anchin escondeu-se no interior de um sino de um templo. Desconhecendo a sua presença, a apaixonada circundou esse local várias vezes e cuspiu-lhe fogo durante horas, matando acidentalmente aquele que amava.

Toda a trama poderia ter ficado por aqui, mas uns dias depois os monges do mesmo templo tiveram um sonho muito estranho, em que as duas personagens principais de toda esta história lhes revelaram que numa vida passada tinham sido duas serpentes que se amavam, mas que agora precisavam de ajuda para obter o perdão divino. Assim, os monges fizeram o ritual budista apropriado para a ocasião e perdoaram os dois amantes das suas falhas passadas, fazendo-os ascender aos céus.

 

Toda esta lenda é relativamente simples, mas quem for visitar o seu manuscrito original japonês, algo que pode ser feito nesta página, verá que toda a história está ilustrada de uma forma muito bonita, com uma simplicidade que torna esta lenda de Kiyohime e Anchin muito apelativa, apesar de poder parecer um pouco estranha para os leitores ocidentais, em virtude da inusitada e inesperada transformação da apaixonada. Fora isso, quase que parece uma história infantil...

Gostas de mitos, lendas, literatura, e muitas curiosidades?
Recebe as nossas publicações futuras por e-mail - é fácil, gratuito, e poderás aprender muitas coisas novas!