Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mitologia em Português

21 de Dezembro, 2021

A lenda de Krampus e Zwarte Piet

Existem um conjunto de lendas natalícias europeias que são muito famosas nos seus respectivos países mas quase desconhecidas na Península Ibérica. Entre elas contam-se lendas como as de Krampus e Zwarte Piet. Há anos que estávamos para falar sobre elas, mas o grande problema sempre se prendeu com a tentativa de determinar a sua origem real. Isto porque, se ambas as figuras estão hoje associadas a São Nicolau, i.e. ao nosso Pai Natal, parece ter existido um tempo em que tinham as suas existências completamente afastadas dessa figura, mas sobre o qual já muito pouco - ou quase nada - se sabe.

A lenda de Krampus e Zwarte Piet

Por exemplo, na imagem acima pode ser visto, do lado esquerdo, o chamado "Feiticeiro" da Caverna dos Três Irmãos, no sul de França. Parece representar um xamã, e é uma figura pré-histórica, mas a sua intercessão entre homem e animal ainda pode, nos nossos dias de hoje, ser vista na figura do Krampus. Salvo estas características comuns, puramente acidentais, é quase certo que não existe qualquer ligação directa entre as duas figuras, mas então... de onde veio esta figura?

Na versão mais interessante a que tivemos acesso, diz-se que o Krampus era, originalmente, uma figura demoníaca que foi escravizada por São Nicolau, na sequência de uma ideia que já vem dos tempos do Testamento de Salomão. Esse carácter de escravo até se pode depreender pelas algemas mostradas na imagem acima. Então, com esta negra figura sob o seu poder, o santo obteve um importante auxiliador para a sua tarefa natalícia - entre outros encargos mais usuais, enquanto que o Pai Natal recompensava as crianças que tinham sido boas, já esta outra figura acompanhava-o e punia as que tinham sido malvadas. É, de uma forma resumida, tão simples como isso... mas a sua breve história também nos leva a um problema adicional.

 

Quando, na cultura portuguesa, pensamos no Pai Natal (ou no Menino Jesus, seu antecessor prendeiro no contexto nacional), não lhe associamos qualquer ajudante. Talvez, hoje em dia e por via de outras culturas, o imaginemos acompanhado por uns Elfos ou por uma Mãe Natal, mas, tradicionalmente, a figura que associamos ao nosso período natalício não tem qualquer acompanhante. Contudo, em outros países são associadas diversas figuras que o acompanham. Já falámos do Krampus, acima, mas em países como a Holanda (ups, "Países Baixos") ele pode ser acompanhado por um negro conhecido sob o nome de Zwarte Piet, i.e. "Pedro o Negro".

Sobre a lenda de Zwarte Piet

Tal como a figura anterior, também Zwarte Piet ajuda esta figura natalícia nas suas tarefas... escutando atrás de portas para ver que meninos se portaram bem, distribuindo doces, ajudando o seu patrão a carregar sacos de presentes, e muitas outras coisas que tais. Não conseguimos ainda descobrir, no entanto, é o porquê de se dizer que ele veio de Espanha, ou a razão por detrás das suas vestes renascentistas. Uma versão diz até que ele era, originalmente, um demónio, que os séculos foram acabando por transformar num negro; outra versão dá a entender, de uma forma hoje um tanto ou quanto suspeita, que na verdade ele é um escravo que em outros tempos foi comprado pelo Pai Natal. Mas será isso verdade? É difícil responder a isso numa cultura como a de agora, que se parece ofender por tudo e com nada, e que gosta demasiado de ver maldade onde originalmente não a havia, ao ponto de nos ter até proíbido a fava do Bolo-Rei...

 

Em suma, o Krampus e Zwarte Piet são duas figuras independentes que acompanham o Pai Natal, ou uma figura semelhante a ele, em outros países europeus. É difícil conseguir localizar as suas origens no passado, mas ao longo do tempo foram-se associando a esta figura cristã e, hoje, parecem ser bem conhecidas nos seus respectivos países de origem.

Gostas de mitos, lendas, livros antigos e muitas curiosidades?
Recebe as nossas publicações futuras por e-mail - é grátis e irás aprender muitas coisas novas!