Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mitologia em Português

27 de Março, 2023

A lenda de Pan Jinlian

Falar de Pan Jinlian é, talvez mais que tudo o resto, falar de Margem da Água, uma das quatro obras clássicas da China. Já cá aludimos a outras duas delas - o Sonho do Quarto Vermelho e a Viagem do Oeste - e poderíamos também falar desta terceira, mas é preferível fazê-lo, pelo menos por agora, de uma forma muito breve, apenas para introduzir o tema principal de hoje. Por isso, essencialmente, esta Margem da Água é uma obra do século XIV ou XV que nos introduz sucessivamente a 108 foras da lei e, mais tarde, às aventuras que todos eles têm em comum. Até se chegar a esse ponto final, vão sendo contadas as diversas histórias individuais de muitos dos intervenientes, que em grande parte dos casos os transportam de uma vida honesta até a uma irrefutável necessidade de fugir da legalidade. Entre essas histórias, algumas mais interessantes que outras, aparece então aquela de que iremos falar hoje, talvez uma das mais abomináveis de toda a obra.

A lenda de Pan Jinlian

Pan Jinlian era uma mulher belíssima que casou com Wu Dalang, um homem feio, gordo e baixo, por quem ela não sentia qualquer espécie de atracção real. Mas quando conhece o irmão mais velho deste, o impressionante Wu Song, sente-se tão atraída por ele que tenta, sem sucesso, seduzi-lo. Mais tarde, apaixona-se por um outro homem, Ximen Qing, com quem começa a ter um tórrido caso extra-conjugal. E, para conseguir ficar com ele - e só com ele - decide então matar o próprio marido. Envenena-o e passa a viver com o amante na casa que antes partilhava com o marido. E, durante algum tempo, tudo parecia correr bem para os dois amantes...

Um dia, Wu Song volta de uma missão e pergunta a Pan Jinlian pelo irmão. Esta diz-lhe que ele morreu de doença... o que, muito correctamente, cheirava a esturro a este viajante. Ele quis saber o que se passava e acaba mesmo por conseguir descobri-lo. Depois, o que se segue na história é uma das sequências mais brutais que já lemos numa obra de ficção, sendo preferível omitir o cerne do episódio deste pequeno resumo da lenda, mas pode ser dito que Song acabou por vingar a totalidade da morte do irmão, chegando ao ponto de decepar Jinlian e atirar a sua cabeça contra Qing, assustando-o derradeiramente antes de também o matar a ele!

 

Existem outras versões da lenda - numa das mais curiosas, Ximen Qing morre de excesso de sexo - mas a relatada aqui provém directamente da Margem da Água. Na sua versão original, é um momento completamente brutal, que se torna ainda mais grotesco pelo facto dos dois amantes serem conduzidos à sua relação ilegítima por uma idosa intermediária, que também é quem conduz ao envenenamento de Wu Dalang, e que ensina brevemente como se seduz uma mulher, mesmo que ela já seja casada (o curioso momento pode ser deixado por aqui, em tradução portuguesa, para quem quiser rir):

Primeiroː deves ser tão bonito como Pan An. Segundoː precisas de ter uma ferramenta tão grande como a de um burro. Terceiroː precisas de ser tão rico como Deng Tong. Quartoː precisas de ser tão tolerante como uma agulha que passa pelo tecido de algodão. Quintoː precisas de gastar muito tempo. Serás bem sucedido apenas se cumprires essas cinco condições.

 

Por razões como as apresentadas nest breve história, Pan Jinlian ficou conhecida na China como uma espécie de mulher fatal (e deusa padroeira das prostitutas), disposta a tudo pelo amante Ximen Qing, enquanto que o seu Wu Dalang se tornou o protótipo do marido-corno. Já Wu Song, esse, depois de vingar a morte do irmão teve muitas outras aventuras (podem lê-las a todas na Margem da Água), na mais conhecida das quais até chegou a matar um tigre com as suas próprias mãos, tal era o seu poder físico. As suas histórias encontram-se imortalizadas nas óperas chinesas, bem como em diversos recontos das suas aventuras, mas o cerne da sua trama comum, pouco conhecida fora da China, é o que foi contado acima...

Gostas de mitos, lendas, livros antigos e muitas curiosidades?
Recebe as nossas publicações futuras por e-mail - é grátis e irás aprender muitas coisas novas!