Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mitologia em Português

31 de Dezembro, 2024

A lenda de Santa Muirgen

Santa Muirgen é uma daquelas figuras religiosas que dificilmente verão numa igreja no nosso país. Talvez até encontrem alguma referência a ela numa igreja irlandesa, mas mesmo nessas circunstâncias ela já não é uma figura muito comum. Não pode deixar de nos recordar o cão São Guinefort, hoje tão esquecido, mas ainda são muitos os que atribuem a esta figura uma verdadeira santidade. Por isso, hoje contamos a sua história!

A lenda de Santa Muirgen

Se na figura acima esta Muirgen até pode parecer uma sereia ou sirena, ela nem sempre foi assim. Ela nasceu uma mulher como as outras e os seus pais deram-lhe o nome irlandês de Liban. Um dia, uma enorme fonte brotou debaixo da povoação em que vivia com os progenitores. O desastre matou todos os habitantes do local, com excepção desta jovem e do seu cão (cujo nome não conseguimos descobrir). Ambos passaram a viver numa caverna nas profundezas da terra, transformando-se a primeira numa sereia e o segundo numa lontra, e com essa estranha metamorfose passaram também a ter um tempo de vida muito maior, cuja tradição faz variar até quase um milénio.

Depois, passaram-se anos, décadas, séculos, até que os novos habitantes locais ouviram um belíssimo canto a vir da zona do mar. Com alguma dificuldade lá conseguiram convencer a cantora a aproximar-se de terra. Ela foi educada nos preceitos da religião cristã e foi posteriormente baptizada com um novo nome de Muirgen ("nascida do mar"), pelo qual ainda continua a ser conhecida nos dias de hoje. A história preserva ainda um elemento curioso - se como Li Ban ela tinha uma enorme esperança de vida, com o baptismo cristão esta Muirgen teve de abdicar desse grande dom, lembrando um pouco a versão original da história da Pequena Sereia, e suscitando a possibilidade de que ela tenha sido considerada um silfo ou uma ondina.

 

Para terminar, diz-se que Santa Muirgen lá faleceu e foi enterrada num mosteiro, mas já não conseguimos encontrá-la. Se algumas versões dizem que foi um companheiro de Santo Comgall que a convenceu a vir a terra, isso pode colocar toda a história em finais do século VI da nossa era. Já passou demasiado tempo, mas visto que os locais de Lough Neagh e Lough Derg são referidos nas versões que consultámos, um bom caminho para a encontrar passaria por uma exploração de possíveis antigos mosteiros nessa zona. Fica o convite, para quem um dia se encontrar por terras da Irlanda sem muito que fazer...

Gostas de mitos, lendas, livros antigos e muitas curiosidades?
Recebe as nossas publicações futuras por e-mail - é grátis e irás aprender muitas coisas novas!