Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mitologia em Português

26 de Fevereiro, 2020

A lenda de São Torcato

A lenda de São Torcato é, como a de Santo Ovídio, uma daquelas histórias, supostamente reais, que são muito famosas na região em que tiveram lugar mas igualmente pouco conhecidas em outros locais. Isso faz até um certo sentido, na medida em que esta figura pode ter nascido em Toledo (Espanha), mas foi bispo da cidade de Braga e tornou-se mártir mais ou menos no mesmo local, estando por isso muito naturalmente associado ao norte de Portugal, em particular à freguesia de São Torcato, perto de Guimarães. Mas qual é a sua história?

Lenda de São Torcato

Sobre esta lenda de São Torcato, apenas fomos capazes de encontrar um relato muito geral, que diz que na segunda década do século VIII da nossa era (a data precisa é hoje incerta, mas o dia terá sido provavelmente 26-28 de Fevereiro), um general islâmico, de nome Muça, invadiu parte do norte de Portugal. S. Torcato recebeu-o, juntamente com alguns companheiros, talvez com intenção de lhe pedir que poupasse os habitantes locais (outras versões dizem que o futuro santo pretendia combatê-lo, mas perdeu a batalha), mas todos eles foram mortos - ou decepados, segundo outra versão - por este seu inimigo muçulmano. Pouco depois o corpo incorrupto do mártir foi encontrado no meio da floresta, tendo também brotado uma fonte miraculosa no local da descoberta, onde ainda hoje pode ser encontrada uma pequena capela, cujo recinto pitoresco mostramos abaixo.

O corpo de S. Torcato - padroeiro das dores e problemas de cabeça, que se supõe ter feito muitos milagres nessas áreas, mas hoje muito mais conhecido pelo seu corpo ainda incorrupto - não está agora neste local, como seria naturalmente de esperar, mas sim no Santuário de São Torcato, em Guimarães. Diz-se - confessamos que não fomos verificar pessoalmente - que por milagre divino o corpo do santo continua tão incorrupto e perfeito como no dia em que faleceu, há já mais de um milénio. Será verdade? Quem vir uma fotografia do santo, tal como se encontra hoje (por exemplo, nesta página), poderá facilmente ver que ele tem uma forma completamente humana, parecendo estar como que petrificado na sua morte. O que se terá passado? Será mesmo um milagre? Essa já é uma resposta que ficará para o leitor destas linhas...

Gostas de mitos, lendas, livros antigos e muitas curiosidades?
Recebe as nossas publicações futuras por e-mail - é grátis e irás aprender muitas coisas novas!