Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mitologia em Português

27 de Fevereiro, 2021

A lenda de Sentaro

A lenda de Sentaro vem-nos, como o próprio nome do herói poderá dar a entender, do Japão, mas dá-nos uma lição que poderá ser comum para toda a humanidade.

A lenda de Sentaro

Sentaro era um homem muito rico e vaidoso, que não tinha qualquer problema na vida. Porém, um dia começou a contemplar o problema da morte e a ideia de que todos temos de falecer algum dia. Assim, tendo ouvido dizer que os hermitas viviam para sempre, decidiu tornar-se um; foi a um templo, rezou durante sete dias sem nunca parar, e então apareceu-lhe, pelo mais completo milagre, um deus à sua frente. Essa figura divina depressa lhe apontou que Sentaro gostava demasiado dos bens materiais para conseguir tornar-se um verdadeiro hermita, mas decidiu conceder-lhe um outro desejo, transportando-o magicamente para a lendária Terra da Vida Perpétua.

Quando lá chegou... Sentaro depressa descobriu que todos os habitantes da Terra da Vida Perpétua desejavam constantemente a morte, já estando mais que cansados do peso da idade e de não terem nada de útil para fazer. Ainda tentou adaptar-se a esse local, viveu lá uns "breves" 300 anos, mas depressa deu por si a rezar para voltar a casa. Tentando regressar, caiu ao mar e estava prestes a ser comido por um tubarão quando... acordou! Tudo tinha sido um sonho, e ele ainda estava no templo, mas aprendeu a sua lição e emendou o seu comportamento.

 

Apesar de ainda estar muito presente na nossa sociedade de hoje, esse desejo intemporal de uma vida eterna, jamais devemos esquecer-nos que são incontáveis os mitos e lendas do passado que nos alertam para os perigos de um pensamento semelhante ao de Sentaro. Deste o mito de Titono até determinados episódios de The Twilight Zone, uma vida eterna seria, sem qualquer dúvida, muitíssimo aborrecida, e é disso mesmo que histórias como estas nos alertam. Não devemos temer a morte, ela é apenas natural a todos os seres vivos. Ou, como um dia foi dito ao famoso Gilgamesh:

Deve ter-te sido dito que a morte é a essência de ser humano. Deve ter-te sido dito que isto seria o resultado de cortarem o teu cordão umbilical. O mais negro dia dos seres humanos agora aguarda por ti. O local solitário agora aguarda por ti. A imparável torrente agora aguarda por ti. A batalha inevitável agora aguarda por ti. A batalha desigual agora aguarda por ti. O conflito de que não podes escapar agora aguarda por ti. Mas não deves ir para o submundo com o coração zangado (...)

Gostas de mitos, lendas, literatura ou curiosidades?
Recebe as nossas publicações futuras por e-mail - é gratuito e poderás aprender muitas coisas novas!