A lenda de Tannakin Skinker, uma mulher com cabeça de porco
Hoje, nomes como os de Tannakin Skinker estão já quase esquecidos. Não conseguimos descobrir se ela tinha, originalmente, qualquer relação com a "nossa" Imperatriz Porcina, daqueles tempos da Princesa Magalona, mas não deixa de ser uma história digna de curiosidade. Como tal, decidimos hoje recordá-la, esta figura que também é provavelmente a mais famosa de todas as "mulheres com cabeça de porco".
Conta-se que em inícios do século XVII viveu no centro da Europa uma mulher de nome Parnel Skinker, grávida quando foi aproximada por uma pedinte. Recusou-se a dar-lhe qualquer dinheiro, razão pela qual foi amaldiçoada, para que viesse a ter uma filha tão "porca" como a mãe. E assim aconteceu - a sua filha, Tannakin, veio a nasceu com um nariz de porco e modos igualmente porcinos, ao ponto de se alimentar diariamente de uma cuba de prata, que posteriormente se viria a tornar lendária.
Depois, os anos foram passando até que o pai desta jovem, um tal Joachim, decidiu procurar uma solução para todo o problema. Falando com alguém informado das artes mágicas, foi-lhe revelado que a jovem Tannakin Skinker só seria curada do seu defeito se casasse com alguém. E até se procurou essa solução, com os pais da jovem a oferecerem rios de dinheiro a quem quisesse casar com ela, mas durante meses e anos não conseguiram encontrar ninguém disposto a aceitar a cara e os maus modos da filha.
Um dia... lá o encontraram, um homem cujo nome, muito curiosamente, a história não parece ter preservado. Ela relata, isso sim, é que quando se deitaram pela primeira vez no leito matrimonial, ele viu em Tannakin Skinker uma cara belíssima, completamente diferente do esperado. Estranho? Claro que sim, não haja qualquer dúvida, mas a esposa depressa lhe explicou o que se passava - agora que casaram, ela seria sempre bonita para ela e feia para toda a gente, ou, em alternativa, sempre feia para ele mas bonita para toda as outras pessoas. Era ele, e somente ele, que podia fazer esta escolha, segundo ela lhe disse. E pensou, pensou e pensou, até que decidiu... dizer à sua esposa que somente ela tinha o dinheiro de tomar essa opção. E então... todo o feitiço foi quebrado, de uma vez por todas, e esta mulher ficou bela não só para o próprio marido, como também para todo o resto da humanidade!
Desconhecemos se outras mulheres com cabeça de porco terão tido uma sorte semelhante à desta, mas é curioso notar que na sua época esta história foi muito famosa, ao ponto de se relatar dizer que uma tal Griselda Steevens (falecida em 1746), pelo facto de raramente aparecer em público, também tinha uma cara semelhante à apresentada na lenda. Era falso, até foi feito um quadro para o comprovar, mas ela parece nunca ter conseguido escapar desta estranha fama, ao ponto de em dada altura se ter mostrado no Dr Steevens' Hospital - assim chamado em honra do irmão de Griselda, cuja herança o fundou - uma cuba prateada, alegadamente a da famosa história.
O que não descobrimos, porém, é se terá existido uma verdade por detrás da história de Tannakin Skinker. Terá sido ela inspirada numa outra pessoal real, enriquecida pela tradição oral e cristalizada numa lenda? Parece difícil, mas num tempo no qual "monstros" ainda abundavam e até podiam ser visto em ocasionais feiras, nunca se sabe...