Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mitologia em Português

Mitologia em Português

12 de Novembro, 2020

A lenda do Cavalum

Por todo o território de Portugal existem locais com nomes pouco vulgares e certamente intrigantes. Já cá falámos de alguns, mas talvez poucos sejam tão curiosos como as "Furnas do Cavalum", na Madeira, até porque nos instam a perguntar de onde virá um tão singular nome. Um nome, note-se, que nem sequer aparece nos dicionários portugueses. Portanto, a que se refere ele?

Lenda do Cavalum

Conta-se então que, algures no tempo após a colonização da Madeira (nos inícios do século XV), um ser monstruoso atacou o arquipélago. O seu nome era Cavalum, e era essencialmente um enorme cavalo negro, com asas de morcego, um corno no meio da cabeça e a temível capacidade de cospir fogo. Durante dias, semanas, meses, ninguém soube como o derrotar, e este monstro destruiu tudo o que encontrava no seu caminho. Depois, numa confiança inabalável, a monstruosa criatura decidiu desafiar Deus.

Mas como parecerá natural aos comuns mortais, Deus não lhe prestou qualquer atenção, e então esta criatura continuou o seu caminho destrutivo. E então, à medida que o seu poder crescia, ele foi causando tempestades sem fim, terramotos, fogos, e outras enormes calamidades, propondo-se até a destruir toda a criação divina. Face a isso, Deus lá decidiu intervir, e fê-lo capturando o Cavalum, que encerrou no interior de umas cavernas próximas, onde este deixou de poder causar mais problemas - mas ainda hoje não deixa de o tentar fazer, e então os seus relinchos furiosos podem ser ouvidos no local nas manhãs de tempestade.

 

E o local em que, segundo a lenda, este monstro foi encerrado é, naturalmente, o das furnas madeirenses que tomaram o seu nome, as Furnas do Cavalum. Mas este não é um caso único - recorde-se, por exemplo, o mito grego de Tífon, em que Zeus prendeu esse seu opositor debaixo de um famoso vulcão. Será que esse mito grego, ou um outro semelhante a ele, inspirou toda esta lenda nacional? Não podemos ter a certeza, mas mitos e lendas como estas, que existem igualmente por todo o mundo, servem para explicar um elemento místico e misterioso muito presente nesses locais, que certamente não podiam deixar de causar um grande espanto aos visitantes de outros tempos.

~~~~~~~
Gostas de temas como este? Podes seguir-nos no Twitter, ou receber as nossas novidades no teu e-mail de uma forma simples, rápida e gratuita!