Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mitologia em Português

02 de Outubro, 2023

A lenda do Drac de na Coca

A lenda do Drac de na Coca é uma daquelas que parece ter alguma fama na sua região, em Mallorca, mas que não é assim tão conhecida sequer em outras zonas de Espanha, ao ponto de apenas ter página na Wikipedia em Catalão. Pensámos, portanto, dedicar-lhe algumas linhas por aqui, como no caso do Homem-Peixe de Liérganes, mas depois encontrámos um bom resumo desta história num artigo científico brasileiro, A estranha história da cobra narrada na “relaçam prodigioza da navegaçam da nao chamada S. Pedro, e S. Joam da Companhia de Macao” (Fascunh, 1743) – uma obra portuguesa sobre herpetologia, da autoria de Nelson Papavero e Christian Fausto Moraes dos Santos. O artigo, em si, pode ser lido neste endereço, para quem ficar com essa curiosidade (eles também mencionam mais alguns dragões lendários), mas recordamos abaixo é a lenda de hoje, deste Drac de na Coca:

O Drac de na Coca

Uma das lendas mais conhecidas da cidade de Palma é a do ‘Drac (dragão) de na Coca’. Trata-se de um crocodilo que viveu nas ruas de Palma no século XVII, entre o bairro chamado ‘del Call’ e a Portella. Acredita-se que um jovem crocodilo chegou a essa ilha a bordo de um barco. Uma vez na cidade de Palma, instalou-se na labiríntica rede de esgotos da cidade e à noite saía em busca das vítimas de que se alimentava – gatos e ratos a princípio, mas à medida que crescia e com o aumento de seu apetite passou também a atacar bebês em seus berços e crianças pequenas que se aventuravam a andar pelas ruas. Segundo a lenda, a besta morreu nas mãos do capitão e governador de Alcúdia, Bartomeu Coch, quando se encontrava na Portella de Palma durante uma noite do ano de 1776. O capitão cortejava uma dama dessa zona e enquanto dirigia seu olhar à sacada da casa, dirigindo palavras de amor a sua namorada, emergiu das trevas da noite a terrível besta. Valorosamente o cavaleiro sacou sua espada e tirou-lhe a vida; arrastou-a até os pés de sua amada, oferecendo-a como prova de seu amor, exclamando: “Vet aci es drac, es drac de na Coca” (aqui está o dragão, o dragão do Sr. Coch). A partir da façanha do capitão Coch o “dragão” recebeu seu nome atual, com a femininação (“coca”) de seu nome. Esse crocodilo foi embalsamado e atualmente pode ser visto no Museu Diocesano de Palma de Mallorca. Este crocodilo também mereceu um monumento na cidade, na Praça Santa Eulália.

 

Toda esta lenda do Drac de na Coca é muito interessante, como é habitual, mas recorde-se que também há uma Coca em Portugal e no Brasil. Terá vindo esse nome desta outra figura? Será que ambos são completamente independentes, e que "coca" era, em outros tempos, apenas um nome famoso para um dragão? Mistérios...

Gostas de mitos, lendas, livros antigos e muitas curiosidades?
Recebe as nossas publicações futuras por e-mail - é grátis e irás aprender muitas coisas novas!