Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mitologia em Português

08 de Abril, 2025

A lenda do Gigante de Kandahar

Se já cá falámos, anteriormente, sobre a origem dos gigantes, também merece aqui ser dito que lendas dessa natureza ainda continua a existir nos nossos dias. Talvez já não sejam tão populares como na Idade Média, ou como nos mitos da Antiguidade, mas que continuam a existir entre nós pode ser visto através de histórias como aquela que aqui trazemos hoje, de um suposto ser que apenas ficou conhecido pelo nome geral de "Gigante de Kandahar".

A lenda do Gigante de Kandahar

Sobre ele, diz-se então que quando o exército dos Estados Unidos da América invadiu o Afeganistão, em dada altura tiveram de realizar uma missão secreta perto da cidade de Kandahar. Alguns soldados foram incumbidos de ir investigar uma determinada caverna na zona, mas depois nunca mais foram vistos nem se soube deles. Então, o exército em questão mandou alguns soldados muito melhor armados para investigar o que se tinha passado, e diz-se que no local encontraram uma espécie de ser humano gigantesco, e com uma força tão grande que eles apenas o conseguiram derrotar depois de 30 segundo de fogo contínuo com as armas mais poderosas que tinham consigo. O que aconteceu depois não é totalmente claro, mas pelo menos uma versão diz que o corpo deste estranho Gigante de Kandahar foi levado para estudos científicos num local incerto.

 

Terá sido verdade ou mentira, esta história que alguns associam a um tal Gigante de Kandahar? Claro que a uma primeira vista a resposta pode parecer bastante óbvia a todos quantos lerem estas linhas, até porque não existem quaisquer provas reais, ou testemunhas credíveis, para todo este incidente supostamente militar, mas... de uma forma que é muito curiosa, até existem figuras lendárias semelhantes a esta no país vizinho a esse, que é o Paquistão, como um tal monstro a que parece ser chamado Barmanou, que parece ser uma mistura de um hominídeo gigante com alguma espécie geral de símio, em relação ao qual existem vários relatos preservados. Isso não quer necessariamente dizer que a história aqui em questão seja (mesmo) verdade, mas demonstra é que antes sequer da invasão do Afeganistão pelos Americanos já existiam lendas locais da existência de figuras como esta.

Portanto, é provável que esta "lenda", como a temos hoje, seja uma espécie de adaptação de um tema original da região, relativo a uma espécie de gigantes locais que ainda chegaram aos nossos dias, ao qual apenas foram adicionados eventos mais actuais do país, sugerindo-se quase que o monstro era tão poderoso que nem as impressionantes armas dos Americanos o conseguiram matar com facilidade.

Gostas de mitos, lendas, livros antigos e muitas curiosidades?
Recebe as nossas publicações futuras por e-mail - é grátis e irás aprender muitas coisas novas!