Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mitologia em Português

09 de Fevereiro, 2023

A lenda do Kelpie

A lenda do Kelpie, a que dedicamos as linhas de hoje, é provavelmente uma de muitas que se foi popularizando nos últimos anos. Talvez fruto da globalização de histórias mitológicas, ou talvez por ser (hoje) uma das criaturas mitológicas mais famosas da sua localização geográfica - por contraste, por exemplo, com os quase-esquecidos Spunkies - é agora um ser vagamente conhecimento por toda a Europa, e talvez mesmo por mais que um continente. Portanto, nada como lhe dedicar umas linhas no dia de hoje.

A lenda do Kelpie

Essencialmente, o Kelpie é uma criatura com capacidades de transformar a sua forma física. Nunca é explicado muito bem qual a sua forma original, mas a mais famosa das suas transformações é inegavelmente em cavalo, como mostra a imagem acima. Então, quando os habitantes da região viam um belíssimo cavalo abandonado, e notavam o quão dócil ele parecia ser, tentavam montá-lo, e o animal lançava-se automaticamente às águas, afogando aquele que o montava.

Poderá, portanto, parecer uma espécie de criatura aquática como as Sirenas, que engana as pessoas e as conduz à sua morte, mas o que esta lenda do Kelpie tem de particularmente interessante, além de muito digno de nota, é que também parecem existir histórias em que é atribuído um carácter muito diferente a este animal. Nessas, é dito que ele se sente incrivelmente só e apenas pretende ter novos amigos, mas não compreende que os seres humanos não conseguem respirar debaixo de água, conduzindo-os para a sua destruição mais por desconhecimento do que por uma qualquer espécie de maldade. Até encontrámos uma referência, supostamente credível e real de finais do século XVIII, em que ele é a vítima, mas do que um atacante, quando um homem reconheceu esta criatura e o atacou com uma espada, desfigurando-lhe a face!

 

Mas o tema de hoje ainda não se fica por estas breves considerações sobre possíveis histórias do Kelpie. Diz-se, nas histórias que o incluem, que ele mora sempre perto de algum Loch - um lago, em Português actual. Visto que algumas delas o associam ao famoso Loch Ness, isso levanta a possibilidade de que o conhecido monstro desse lago, seja, nada mais nada menos, que uma mera transformação desta outra criatura, o que pode explicar o porquê de ser tão difícil encontrá-lo. Será verdade? Será um mero reaproveitamento de uma antiga lenda local para os nossos dias de hoje? Não é fácil sabê-lo, mas fica essa sugestão de uma possível identidade secreta para aquele que é o mais famoso dos monstros aquáticos dos nossos dias...

Gostas de mitos, lendas, livros antigos e muitas curiosidades?
Recebe as nossas publicações futuras por e-mail - é grátis e irás aprender muitas coisas novas!