Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mitologia em Português

24 de Agosto, 2020

A lenda do Lagarto da Penha de França

Contar a lenda do Lagarto da Penha de França transporta-nos para um local muito singular da capital de Portugal. De entre as muitas freguesias lisboetas conta-se uma chamada "Penha de França", que obteve o seu nome da respectiva padroeira, a (espanhola) Nossa Senhora da Penha de França. Agora, quem for ao local, muito próximo da igreja que tomou esse mesmo nome poderá encontrar nas paredes do local a referência a uma breve lenda:

Pode então aqui ser visto um enorme lagarto, o chamado "Lagarto da Penha de França", e por baixo dele, a contornar toda a curva, está um resumo da respectiva lenda, numa curiosa iniciativa que seria certamente interessante repetir em muitos outros locais de Lisboa:

Reza a lenda que um devoto adormeceu na colina. Nesse momento, ao ser atacado por uma cobra, eis que um lagarto surgiu em seu auxílio por intercessão de Nossa Senhora da Penha de França.
É, quase sem tirar nem pôr, esta a história associada ao local, existindo apenas uma pequena variação em algumas versões, que dizem que não terá sido um lagarto a aproximar-se do devoto, mas sim uma qualquer espécie de réptil maior, até porque um animalzinho pequenino dificilmente assustaria alguém. Também, diz-se que no interior da igreja pode ser vista uma representação do animal a que se refere esta lenda do Lagarto da Penha de França, mas não nos foi possível atestar essa presença actual em tempo útil. Por isso, se alguém estiver nas proximidades e o puder verificar por nós, por favor envie-nos um comentário abaixo!
Gostas de mitos, lendas, literatura ou curiosidades?
Recebe as nossas publicações futuras por e-mail - é gratuito e poderás aprender muitas coisas novas!