A lenda do Peixe-Ilha
É provável que hoje já poucos conheçam o Peixe-Ilha, mas em outros tempos ele já foi uma das mais famosas criaturas aquáticas do espaço europeu. Na verdade, face ao tema quase que apetece dizer que uma aventura que se prezasse e na qual os heróis passassem por uma viagem marítima tinha de incluir pelo menos um pequeno episódio em que esta criatura intervém (ver, por exemplo, a Viagem de São Brandão), sempre em circunstâncias muito semelhantes - os viajantes param numa determinada ilha, acendem uma fogueira por lá, tentam passar a noite no local, sentem uma espécie de tremor de terra, apercebem que não estão numa ilha e vêem-se forçados a escapar rapidamente para o barco que os transportou até ao local. Escapam sempre com vida, mas podem perder alguns companheiros nesta breve aventura.
Que estranho peixe era esse, que tanto parecia incomodar a fantasia dos homens nas suas viagens marítimas? Na altura, tal como hoje, foram-lhe sendo dados os mais diversos nomes e formas, mas nos nossos dias acredita-se que a inspiração por detrás da estranha criatura eram as baleias. Quem já as viu com os seus próprios olhos terá alguma dificuldade em acreditar, mas deve ser esclarecido que estas criaturas eram, muito provavelmente, uma mistura entre facto e ficção. Se, por exemplo, na imagem acima a criatura se assemelha a uma sardinha gigante - e que petisco que se tornaria hoje em dia! - o elemento mais comum nas representações deste Peixe-Ilha parece ser essa paragem de um barco na sua parte superior, com ou sem uma fogueira no local. A forma da própria criatura, essa, varia demasiado, tal como o nome que lhe vai sendo dado nas diversas fontes (Aspidochelone, Jasconius, etc.), razão pela qual sempre preferimos referir-nos a esta criatura por aquilo que ela é, um estranho misto de animal e de ilha.
Hoje, fruto das muitas descobertas que foram sendo realizadas ao longo dos séculos, já ninguém parece mesmo acreditar na existência de uma criatura como esta, mas ela pode continuar a ser vista, de uma forma mais rara do que antes, em alguns trabalhos de ficção - terá sido ela a responsável por engolir o Pinóquio, ou por um dos episódios das aventuras do Barão Munchausen? Pelo menos terá inspirado sequências como essas, mas certamente que já não é a mesma criatura de outros tempos, aquele Peixe-Ilha que parecia ser tão temido pelos navegadores, que entre ilhas encobertas e paraísos redescobertos nunca sabiam muito bem o que poderiam vir a encontrar nas suas viagens marítimas...