Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mitologia em Português

29 de Março, 2021

A lenda do Túmulo da Família Chase

Esta lenda do Túmulo da Família Chase, que nos vem das ilhas Barbados, merece ser contada aqui em virtude de se encontrar numa linha muito ténue que separa a ficção da realidade. Isto porque ninguém duvida que esta família tenha existido, mas o grande problema prende-se com o que foi acontecendo com ela depois das mortes dos seus membros. Na verdade, até vimos este caso mencionado em diversas obras credíveis sobre mistérios que nunca foram resolvidos, deixando claro que não se sabe, mesmo, o que teve lugar.

 

Conta-se então que uma criança desta família faleceu em tenra idade, nos inícios do século XIX. Tendo então sido construído um Túmulo da Família Chase, foi a primeira a ser colocada no local. Mas depois, quando algum tempo mais tarde faleceu outro membro da mesma família, o recinto foi aberto e o primeiro caixão foi encontrado fora do seu lugar. A situação foi corrigida e foi depositado esse segundo caixão no local. Tudo estaria bem, mas quando faleceu outro membro da mesma família, o problema voltou a repetir-se - outra, e outra, e outra vez!

O Túmulo da Família Chase

Naturalmente assustadas, as pessoas da zona lá tentaram investigar o que se passava, com os mais diversos subterfúgios - incluindo meter areia no chão, para detectar possíveis pegadas de brincalhões, ou bloquear totalmente o acesso ao jazigo - mas cada vez que tinham de reabrir o Túmulo da Família Chase, encontravam tudo num enorme corrupio.

Isto foi-se repetindo até 1819-1820. Depois parou, não porque o estranho fenómeno tenha cessado, mas porque já não existiam mais pessoas para serem enterradas lá, tendo os locais decidido que já era hora de deixar repousar os mortos, enterrando cada um deles em campas totalmente distintas.

 

Hoje, o local em que tudo isto supostamente teve lugar ainda pode ser visitado - é conhecido como Chase Vault no original inglês - nas Barbados, mas nada de especial acontece por lá. Será que algum dia aconteceu? Será que toda esta história até tem algum fundo de verdade? Numa dada altura, até Arthur Conan Doyle deu a sua opinião em relação a todo o caso, que considerava verídico, mas hoje já não é tão claro se tudo isto se trata de uma lenda ou de uma história completamente falsa, inventada nas primeiras décadas do século XIX por alguém com algum objectivo menos claro. Não sabemos o que se poderá ter passado - conforme já referido acima, os livros que consultámos consideram-no um caso verídico mas irresolvível - mas não deixa de ser uma boa história para se contar em redor de uma fogueira...

Gostas de mitos, lendas, livros antigos e muitas curiosidades?
Recebe as nossas publicações futuras por e-mail - é grátis e irás aprender muitas coisas novas!