Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mitologia em Português

04 de Janeiro, 2021

A lenda dos Paços de Leonor

A lenda dos Paços de Leonor remete-nos para um local perto de Peniche, das Berlengas e do Cabo Carvoeiro, cuja história recordamos aqui hoje.

Forte das Berlengas, onde Rodrigo viveu

Em finais do século XV viviam em Peniche duas famílias que nutriam um infinito ódio uma pela outra. Mas, por ironia do Destino - que mais podemos evocar em circunstâncias como essas? - um filho de uma delas, Rodrigo, apaixonou-se por uma filha da outra, Leonor. Naturalmente que as duas famílias desaprovavam completamente este romance, e então o pai de Rodrigo enviou-o para o mosteiro da Berlenga, para noviço da Ordem de São Jerónimo (no local que hoje é o famoso Forte das Berlengas). Mas o jovem não esqueceu a mulher que dizia amar, e então em dadas noites tomava um barco e visitava Leonor num caverna que, em virtude desta sua presença, ficou conhecida como Paços de Leonor. Estando aí e chegando sempre primeiro, a jovem, para indicar a sua presença e o local onde o amado devia atracar, acendia uma candeia.

 

Tudo corria bem, até que um dia Rodrigo se aproximou da costa e não viu qualquer candeia acesa, mas somente o manto da sua amada entre as ondas do oceano. O que lhe teria acontecido? A lenda diz-nos que Leonor, nessa noite, ao chegar à caverna encontrou a sua família no local, e procurando não ser descoberta caiu de um penhasco - o seu corpo foi encontrado no dia seguinte. E se Rodrigo até desconhecia tudo isto, não pôde deixar de temer o pior e atirou-se ao mar, procurando partilhar uma morte que já antevia. O seu corpo foi, também ele, encontrado no dia seguinte, num local que ficou então conhecido como Sítio de Frei Rodrigo.

 

Esta lenda dos Paços de Leonor, que ainda parece ser conhecida entre os locais, é então uma espécie de Romeu e Julieta nacionais. Não sabemos até que ponto será verdade, mas pelo menos parte da sua história terá um fundamento real, que foi sendo preservado nos nomes dos principais locais apresentados em toda a trama.

Gostas de mitos, lendas, livros pouco conhecidos e curiosidades? Podes receber as nossas publicações futuras por e-mail!