A origem da palavra restaurante...
A uma primeira vista, a origem da palavra restaurante não teria muito para se dizer. Um sapato é um sapato, uma bota é uma bota, uma maçã é uma maçã, e de alguma forma muito semelhante também seria demasiado fácil dizer-se que um restaurante é, muito pura e simplesmente, isso mesmo e nada mais, aquele sítio onde todos nós tendemos a almoçar ou jantar mais ou menos ocasionalmente. Mas, depois, quem até quiser pensar um pouco mais nas palavras e na sua origem acabará por se deparar com um pequena problema - a mesma palavra também é usada para designar algo "que restaura", é nesse sentido que existia a palavra latina restaurans. Então, o que lhe aconteceu, como é que ela passou a designar aquilo que em outros tempos se designava uma taberna?
Não conseguimos encontrar um momento absolutamente concreto em que se tenha passado de uma palavra para a outra, mas conta uma espécie de pequena lenda que em outros tempos um recinto a que hoje chamaríamos um restaurante, algures em territórios de França, decidiu começar a publicitar os seus serviços. Serviam comidas e tinham um local onde pernoitar, como era comum na época - recordem-se, por exemplo, as tabernas que aparecem nas aventuras de Dom Quixote; ou aquelas em que os heróis invariavelmente descansam em diversos contos populares, sendo depois confrontados com algumas acções menos correctas do comerciante local. E assim, face a essa duplicidade de serviços, o dono da taberna começou a publicitá-la com uma expressão como "venham restaurar-se aqui!", no sentido de aí poderem recompor o estado do corpo, e... a ideia parece ter ficado para a história, ao ponto de, hoje, estes locais terem uma designação que já não corresponde precisamente aos seus serviços actuais - a nossa "Restauração" ainda oferece, vulgarmente, comida, mas os serviços de dormida estão agora já mais associados a outro tipo de locais, como as pousadas, etc.
Como no caso dos ainda-famosos brindes com "Saúde!", a origem desta palavra é, então, uma em que o seu verdadeiro significado se foi perdendo com o tempo, mas quando colocado em contexto, como tentámos fazer nas linhas acima, depressa se redescobre como fazendo bastante sentido. Por isso, da próxima vez que forem comer fora a um destes locais, fica o convite a que partilhem esta pequena história da sua designação com terceiros!