Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Mitologia em Português

18 de Março, 2024

A origem da teoria dos Astronautas Antigos

Hoje em dia a teoria dos Astronautas Antigos é relativamente conhecida, em virtude de programas de televisão como Ancient Aliens. Ela foi particularmente popularizada por Erich von Däniken, em obras como Chariots of the Gods? (em Português, "Eram os Deuses Astronautas?"), e na sua forma essencial diz que figuras extraterrestres visitaram o nosso planeta em dada altura do passado e de alguma forma interferiram com a nossa história. Mas de onde vem essa curiosa ideia, qual a sua origem?

Matest M. Agrest e a origem da teoria dos Astronautas Antigos

Segundo foi possível apurar, na sua forma actual esta teoria nasceu nos primeiros anos da década de 1960 na Rússia, por intervenção do matemático Matest Mendelevich Agrest (que pode ser visto, já idoso, na imagem acima). E é uma teoria que nasceu num ponto temporal muito concreto - Yuri Gagarin já tinha ido ao espaço (o que teve lugar em 1961), mas ainda não tínhamos ido à Lua (o que, supostamente, teve lugar em 1969). Por volta dessa altura este senhor publicou pelo menos dois artigos relacionados com o tema, sendo o mais importante um com um título como "Os Cosmonautas Antigos". Nesse artigo, de uma forma maioritariamente científica ele coloca três questões essenciais:

  • Como explicar a presença de tectites antigas na Terra?
  • Como explicar as enormes plataformas de Baalbek, com mais de 1000 toneladas de peso, que claramente foram movidas para o seu local, mas mesmo com a tecnologia de hoje ainda não o conseguiríamos fazer?
  • Como explicar a presença, em alguns textos antigos, de momentos que recordam verdadeiras explosões nucleares?

 

São estas três questões os grandes fundamentos por detrás da origem da teoria dos Astronautas Antigos, e colocá-las nada tem de errado ou de pouco científico. Porém, depois o mesmo M. Agrest coloca aquilo a que chama "a sua hipótese", respondendo a essas três questões da seguinte forma:

  • Essas tectites antigas resultam da aterragem de veículos com propulsão, sendo elas muito frequentes nas áreas em que os visitantes paravam mais frequentemente.
  • As plataformas de Baalbek foram criadas com base em tecnologias a que ainda não temos acesso, e foram-no para servirem de plataforma de lançamento e/ou aterragem para os tais visitantes.
  • Focando-se especificamente na lenda bíblica de Sodoma e Gomorra, o autor argumenta igualmente que os visitantes podiam ter tecnologias nucleares como as nossas, ou até mais avançadas.

 

São meras hipóteses, levantadas pelo facto das nossas então-possíveis viagens espaciais sugerirem que outros seres já as tenham efectuado anteriormente com destino ao nosso mundo. Para as testar, e continuando o seu discurso maioritariamente científico, o autor sugere também um conjunto de trabalhos para uma verificação experimental:

  • Procurar radioactividade na zona do Mar Morto (onde se crê que outrora existiram as cidades de Sodoma e Gomorra).
  • Tentar determinar com precisão a idade dos monumentos dessa região, e em particular os de Baalbek.
  • Estudar melhor o problema das tectites.
  • Conduzir um estudo sistemático das inscrições e monumentos que possam mencionar visitas de extra-terrestres.

 

E porque seria tudo isto importante? Porque, segundo este originador da teoria dos Astronautas Antigos, confirmando-se essa hipótese, poderiam ter sido deixados no nosso planeta documentos ou instrumentos desses antigos visitantes, o que seria muito precioso para as nossas civilizações actuais.

Agora, desconhecemos se aquela proposta de trabalhos foi depois completamente seguida pelo autor, ou por mais alguém, mas este conjunto de ideias parece ter sido, efectivamente, a origem da teoria dos Astronautas Antigos. E foi-o sem malícia, sem quaisquer fantasias de visitas constantes de extraterrestres (o que o autor diz não ser possível, já que uma viagem dessa natureza poderia demorar tempo demais...), numa teoria colocada de um ponto de vista puramente científico. Ela podia estar certa ou errada, sendo que o autor apenas a coloca e levanta um conjunto de trabalhos que a poderiam confirmar ou refutar, como é habitual no processo científico.

 

Infelizmente, na sua forma actual esta mesma teoria dos Astronautas Antigos parece assentar numa constante formulação de novas hipóteses, mas muito pouco na sua possível testagem. Se, por exemplo, alguns teóricos da área dizem que o Pé Grande pode ser uma criatura vinda de outro planeta, como é suposto conseguir testar-se isso? Não é de todo algo realizável, como é óbvio, o que levou a que esta teoria, originalmente com uma base científica, tenha de certa forma caído em desgraça, com alguns dos seus vértices a soarem mais a plena ficção científica do que a algo em que um ser humano comum possa acreditar. Mas isso já são outras histórias, aqui e hoje apenas nos interessava falar da origem da teoria...

Gostas de mitos, lendas, livros antigos e muitas curiosidades?
Recebe as nossas publicações futuras por e-mail - é grátis e irás aprender muitas coisas novas!

3 comentários

Comentar publicação