Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mitologia em Português

04 de Outubro, 2020

A origem do descanso semanal ao domingo

Ainda existe, nos nossos dias, uma espécie de tradição de descanso semanal ao domingo. Talvez já não seja tão prevalente como há algumas décadas atrás, mas continua a existir. E isso poderá, naturalmente, levar-nos a perguntar de onde vem toda essa ideia de um dia exclusivamente para nosso descanso. Curiosos?

Um calendário sem descanso semanal ao domingo

Essencialmente, acredita-se que o descanso semanal ao domingo nasceu a 7 de Março de 321 d.C., altura em que o Imperador Constantino decretou o seguinte, que ainda hoje pode ser lido no Codex de Justiniano:

Omnes iudices urbanaeque plebes et artium officia cunctarum venerabili die solis quiescant.

Esta lei continuava deixando uma excepção - que omitimos aqui - para aqueles que trabalhavam nos campos, que poderiam e deveriam aproveitar o domingo se o tempo fosse bom para os seus trabalhos, mas ela diz é que os magistrados, as pessoas da cidade e os outros trabalhadores manuais deveriam respeitar o die solis com o seu descanso. O que é curioso é que este período de descanso semanal ao domingo foi instituído sem qualquer referência pagã (recorde-se que Constantino se tornou cristão, pelo menos em espírito, em 312 d.C.) - o die solis não se refere a uma qualquer divindade associada ao sol, mas ao nome que era dado a este dia da semana entre os Romanos, i.e. o dies solis, tal como a segunda-feira era o dies lunae ou a quinta-feira era conhecida sob o nome de dies jovis.

 

Depois, por influência do Cristianismo, esta ideia foi-se popularizando em todo o Império Romano e acabou por ir transcendendo os séculos, tornando-se religiosa, i.e. as pessoas tinham esse descanso semanal ao domingo para que pudessem ir à missa ou, de alguma outra forma, celebrassem toda a obra de Deus. Mas agora, que foi perdendo muito desse seu simbolismo religioso, este mesmo dia da semana parece estar a tornar-se apenas um dos sete, com uma ligação cada vez mais rara ao dies solis dos Romanos... e é provável que todos fiquemos a perder com isso!

Gostas de mitos, lendas, livros antigos e muitas curiosidades?
Recebe as nossas publicações futuras por e-mail - é grátis e irás aprender muitas coisas novas!