Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mitologia em Português

05 de Outubro, 2023

A origem do Maneki Neko?

O tema de hoje, relativamente ao Maneki Neko japonês, tem uma origem inesperada. Há uns anos atrás começou a aparecer em Portugal uma determinada empresa de entregas em casa. Não fomos pagos para lhe fazer qualquer publicidade, mas num anúncio televisivo essa tal empresa gabava-se que os seus potenciais clientes podiam utilizar os respectivos serviços para pedir "até este gato", seguido por uma imagem de um Maneki Neko em movimento. A ausência de qualquer nome, seja o original ou de "gato da sorte" (como ele parece ser chamado em países lusófonos), parecia dar a entender que o anúncio tinha sido adaptado de outro mercado, algum em que a figura é sobejamente conhecida... e o facto de eles não terem, na verdade, o tal gato para entrega - acreditem, nós tentámos mesmo pedi-lo, para tirar quaisquer teimas - parecia igualmente confirmar essa ideia. E, portanto, se ele é pouco conhecido no nosso país, de onde vem?

A lenda do Maneki Neko

Como é óbvio dado o que já foi escrito acima, esta figura vem do Japão, onde é conhecida como Maneki Neko, 招き猫, algo como "o gato que convida [ou acena]". Isto até nem tem muito que se lhe diga, pelo que a verdadeira questão é a da sua origem. De onde nasceu este curioso felino?

 

Como é costume, seria perfeito tentar apresentar aqui uma breve lenda que explicasse a sua origem a um leitor ocidental, como fizemos no caso dos Kamikaze, mas importa notar que mesmo em terras nipónicas não existe uma história completamente oficial para a sua origem. Existem, isso sim, é um grande número de lendas regionais que tentam explicar essa origem, mas sem que se saiba qual a inicial ou a mais fiável. Em comum, todas elas parecem apresentar um gato que, em virtude das suas acções, salvou alguém; e, nessa sequência, como agradecimento, a pessoa salva mandou erigir a primeira estátua desta figura felina, que com o avançar do tempo se foi tornando mais e mais popular, talvez alimentada pela crença (local) de que alguns gatos tinham poderes mágicos e ajudavam muito quem os tratava bem. À medida do crescimento dessa popularidade, também foram diversas as províncias que quiseram ficar associadas a ela, levando ao esquecimento da história original, qualquer que ela tenha sido, e à introdução de várias novidades, variando-se não só a pata que ele tem para cima como a própria cor do animal, tendo estes elementos, em ambos os casos, conotações simbólicas (que já ultrapassam o tema de hoje).

 

Agora, se a verdadeira história do Maneki Neko parece estar hoje perdida, existe na perfeitura de Aichi, no Japão, um museu dedicado a este felino, onde podem ser vistas tanto as estátuas tradicionais como algumas das mais recentes. Sobre a sua origem, é aí apenas dito que ele "nasceu no Japão há 150 anos", mantendo a ideia apresentada acima, de que não existe uma lenda oficial. Ainda assim, se alguma vez tiverem próximos do museu, fica o convite para que o visitem...

Gostas de mitos, lendas, livros antigos e muitas curiosidades?
Recebe as nossas publicações futuras por e-mail - é grátis e irás aprender muitas coisas novas!