A origem do tronco de natal
São muitos os bolos que só podem ser encontrados em lojas e pastelarias nesta época do ano, o que levanta questões sobre a origem do Tronco de Natal, o bolo que mostramos na imagem mais abaixo. Mesmo num contexto ocidental como o nosso, quem refletir um pouco sobre o tema pode perceber a estranheza de se criar um bolo em forma de tronco. Hoje em dia, (quase) nada nele parece associável a esta quadra do ano, certo? Então, diante dessa presença curiosa do bolo em muitas mesas de Portugal e até de outros países europeus, fomos questionados sobre a sua origem...
Em tempos passados, existia na Europa uma tradição de levar um grande tronco para dentro de casa nesta época do ano. Essa prática pode ter sido baseada em rituais religiosos pagãos, que hoje estão quase completamente esquecidos, ou talvez tenha tido o simples propósito de se evitar sair de casa durante o tempo mais frio do ano. O facto é que essa tradição, de alguma forma, existiu na Europa desde a Idade Média e chegou até nós através de vestígios culturais, como o Tió de Nadal catalão ou o nosso próprio "Madeiro de Natal".
Com o tempo, especialmente após a Revolução Industrial, essa tradição caiu em desuso, e o bolo foi criado como uma forma de reviver o antigo "tronco". Num livro do final do século XIX encontrámos uma referência a esse doce sob o nome de "yuletide log", e a obra afirma que sua produção e venda não estavam restritas ao período de Natal. Isso sugere que o próprio tronco estava originalmente ligado ao Yule, um festival germânico celebrado no final de Dezembro e início de Janeiro, em homenagem aos deuses nórdicos. Embora não tenha sido possível descobrir todos os detalhes sobre o festival, é claro que essas celebrações estavam intimamente relacionadas aos rituais pagãos nórdicos!
Então, ao falarmos sobre a origem do tronco de Natal como bolo, podemos traçar uma breve história de seu surgimento. Parece que o antigo festival pagão do norte da Europa envolvia um grande tronco. Quando o tronco verdadeiro caiu em desuso, passou-se a confeccionar um bolo que simbolizava esse elemento. A ideia, que surgiu na Inglaterra - onde encontrámos a primeira referência ao próprio bolo - logo se espalhou para a França e, em seguida, para o resto da Europa (algo similar ao que aconteceu com o Bolo-Rei). E assim, hoje em dia o Tronco de Natal ainda pode ser encontrado com facilidade em diversas lojas, mas quase exclusivamente durante o período de Natal, como cada vez menos pessoas a se interrogarem sobre a sua invulgar origem em tradições de outros tempos...!