A pequena lenda de Johnny Kaw
Johnny Kaw é uma lenda americana que, como muitas outras nesse país, respeita um protótipo muito específico. Como já aqui vimos em casos como o de Paul Bunyan, esta não é uma história com origem antiga e de um qualquer autor desconhecido - teve a sua origem em meados do século XX por um tal George Filinger, professor na Kansas State University, que aparentemente quis criar um herói semelhante ao famoso Bunyan e que pudesse representar o seu estado. E dessa ideia nasceu a figura abaixo, com uma enorme foice, que a alguns até poderá parecer algo bastante diferente...
Nesse contexto geral, a lenda e as histórias associadas a Johnny Kaw são muito semelhantes à do seu famoso predecessor, mas muito menos conhecidas entre a generalidade dos Americanos - com excepção, como é natural, no seu estado natal do Kansas, onde mesmo assim é hoje muito pouco conhecido, com excepção de através da estátua cima (e, para quem tiver essa curiosidade, pode até ler mais sobre ela em Inglês nesta página externa).
Contando a sua história muito sucintamente, Johnny Kaw foi um bebé gigante que depois se tornou um homem gigantesco, limpou todo o estado das suas pedras (criando um solo perfeito para a agricultura e associando as Rocky Mountains...), plantou colheitas sem fim, inventou os girassóis (?!), destruiu furacões com a sua foice, entre muitas outras coisas que tais - basta querer-se e depressa se pode adicionar mais um ou outro evento aqui e ali, porque esta nem se trata de uma lenda "real", mas faz, isso sim, parte do fakelore americano, daquele conjunto de histórias que foram sendo criadas por habitantes locais para promoverem o seu estado e as muitas belezas e características locais, como tinha acontecido no próprio caso de Paul Bunyan, entre muitas outras. E, para esta pequena publicação do dia de hoje, essa ideia essencial basta-nos.