Quem foi a deusa Ammit, e qual o seu contexto?
Falar sobre a Ammit implica, talvez até antes de mais, introduzir todo o seu contexto original, sob pena de os leitores terem dificuldade em compreender o seu verdadeiro papel. Começando então por aí, quem olhar atentamente para imagens em que estão representados alguns mitos do Antigo Egipto poderá encontrar, aqui e ali, elementos muito curiosos. As estranhas formas dos deuses na imagem abaixo dificilmente surpreenderão quem conhece um mínimo da Mitologia Egípcia, mas o que dizer da estranha e animalesca criatura visível bem no canto direito da imagem? É dela que aqui falamos hoje!
Segundo acreditavam os habitantes do Antigo Egipto numa dada altura da sua história, quando alguém morria a sua essência, algo que poderíamos definir como a sua "alma", passava para outro mundo. Nesse mundo tomavam lugar vários eventos, entre os quais eram julgados os actos da pessoa quando ainda estava viva. E é isso que pode ser visto na imagem acima - essa "alma", representada no lado esquerdo da balança sob a forma de um coração estilizado, é pesada por Anúbis, deus dos mortos, e o seu peso deveria ser inferior ao de uma pena (representada no lado direito, um símbolo de justiça). Do lado direito, o deus Tote/Thoth anota o resultado dessa pesagem das almas.
Mas a acompanhar toda esta cena mitológica pode, por vezes, ser vista uma terceira figura, como pode ser visto quando aqui falámos da confissão negativa dos egípcios. É uma criatura com cabeça de crocodilo e quatro patas, as frontais de um felino e as traseiras de um hipopótamo. É um ser animalesco, contrariamente aos deuses antropomórficos que tanto caracterizavam o Antigo Egipto, mas... de quem se trata?
Segundo conseguimos apurar há já alguns anos, esta é uma criatura divina - não é correcto defini-la como uma deusa - conhecida como Ammit, cujo grande papel era o de destruir definitivamente quem não passasse no teste da balança, sofrendo então uma espécie de segunda morte.
E de onde vem essa sua estranha forma, para quem tiver essa curiosidade? O facto do seu corpo ser composto por elementos de um crocodilo, um felino (provavelmente um leão), e um hipopótamo faz-nos considerar o que terão todos esses animais em comum - são animais carnívoros, todos eles muito perigosos, que vivem em terras do Egipto. É, por isso, possível que se tratassem de símbolos de perigo, da morte, que se eram evitados em separado ainda maior temor não poderiam deixar de causar numa forma conjunta, sob a forma de Ammit.
O que mais pode ser dito sobre esta pesagem das almas no Antigo Egipto, e em particular sobre a figura de Ammit, que hoje em dia até já nos é famosa pela sua presença em séries como Cavaleiro da Lua? A existência desta criatura divina e a punição que reservava aos pecadores assustava, quase certamente, os crentes da altura da mesma forma como as punições do Inferno assustam os crentes cristãos dos nossos dias. Pouco mais se sabe sobre a sua origem e os seus possíveis actos nos tempos mais antigos, mas quem não se assustaria na presença de uma criatura tão monstruosa como esta?!