Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mitologia em Português

02 de Maio, 2018

A queda de Satanás

Quem procurar na Bíblia mais informações sobre a origem e a queda de Satanás certamente acabará frustrado - quase nenhuma informação aí existe em relação a esse tema. De facto, a história completa da queda de Satanás - também conhecido por Lucifer ou Samael (nome que supostamente significa "veneno de Deus") - surge de uma forma mais directa somente no Talmude judaico, em que nos é dito que Satanás e os outros anjos foram criados antes dos seres humanos. Mas depois, quando Deus quis criar os seres humanos, alguns dos anjos recusaram-se a aceitar a supremacia dessa nova criação, considerando-se como iguais - ou até superiores! - a Deus e, como tal, foram precipitados do céu pela figura divina e consumidos pelo fogo.

A queda de Satanás

Tenha-se em conta que, como já referido, esta história da queda de Satanás não é bíblica, mas está hoje já tão enraizada na cultura popular que parece ser a principal, quase a única, que se conta sobre toda esta ocorrência. E, de facto, até Leite de Vasconcelos nos preservou uma versão oral nacional de toda a história, com as seguintes linhas, que aqui reproduzimos na sua totalidade:

Quando Deus foi fazer o Inferno ficou Luz-de-Vela na cadeira divina; ao voltar, não lhe queria Luz-de-Vela restituir a cadeira, alegando que o Senhor lha tinha dado. Dizia o Senhor:
— A cadeira é minha, emprestei-ta, não ta dei.
Luz-de-Vela ateimava muito e pôs uma demanda com o Senhor. O Senhor apresentou a Lua, a Água e o Sol como testemunhas de que tinha emprestado, e não dado, a cadeira. A Lua e a Água juraram falso; o Sol jurou a verdade, respondendo ao Senhor:
— O que é dado, é dado; o que é vendido, é vendido; o que é emprestado, é emprestado. Portanto a cadeira é vossa.
Deus então castigou a Lua (que era tão linda como o Sol), tirando-lhe os raios para os dar ao Sol; castigou também a Água, obrigando-a a correr sempre, sem nunca estar queda. Luz-de-Vela era antes disto o maior Anjo do Céu, depois ficou o maior Diabo do Inferno e chama-se Lúcifer.

 

Esta breve adaptação da história original da queda de Satanás parece ser bastante antiga - pense-se no aqui-estranho nome de "Luz-de-Vela", talvez uma versão corrompida do nome em outra história, ou mesmo em Latim - mas preserva o cerne de toda a trama, fazendo dessa personagem principal uma figura que se recusou a aceitar o poder divino e se insurgiu contra o Criador. Isto demonstra a contínua popularidade de um relato que já tem centenas, quase milhares, de anos...

Gostas de mitos, lendas, livros antigos e muitas curiosidades?
Recebe as nossas publicações futuras por e-mail - é grátis e irás aprender muitas coisas novas!