Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mitologia em Português

Tábua de Cebes

Conta-nos a breve trama desta Tábua de Cebes que, um dia, alguns homens foram a um templo de Cronos e aí encontraram um ex-voto com uma imagem semelhante à mostrada acima (se carregarem na imagem acima poderão vê-la maior e com mais detalhe). Ficaram tão intrigados como o leitor provavelmente ficará, mas, felizmente, apareceu-lhes um idoso que foi capaz de lhes explicar toda a simbologia presente neste estranho documento. Para quem tiver essa curiosidade, a Tábua de Cebes é essencialmente uma metáfora para a vida, cujos contornos mais precisos seriam demasiado longos para explicar nestas breves linhas.

 

Esta Tábua de Cebes é, de facto, um texto interessante, apesar de parcialmente incompleto, e que parece captar perfeitamente aquele grande mistério que é a nossa vida, tanto em tempos da Antiguidade como nos próprios dias de hoje. Fica, por isso, o nosso convite a que o texto original seja lido, até porque fazê-lo também não toma muito tempo e dá um bom fundamento para uma discussão filosófica muito significativa. A obra pode ser encontrada, em tradução inglesa de inícios do século XX, neste endereço.

Gostas de mitos, lendas, livros pouco conhecidos e curiosidades? Podes receber as nossas publicações futuras por e-mail!