Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mitologia em Português

05 de Maio, 2020

A "Torre de Pedro Sem" e a respectiva lenda

A breve viagem de hoje leva-nos ao Porto, mais precisamente à Rua da Boa Nova, número 52, em que existe uma tal Torre de Pedro Sem - uma pequena torre acastelada, semelhante a uma torre de menagem (), que nos nossos dias continua a ser associada ao nome desta figura lendária, mas que também é conhecida pelo nome de Torre da Marca:

A Torre de Pedro Sem

A existência deste local, e da própria personagem a que se ficou a dever o nome de Torre de Pedro Sem, poderiam levar-nos a um caminho em que lenda e realidade se entrecruzam repetidamente, mas o que nos interessa hoje e aqui é somente a breve história portuense que se associa a ela. Vamos a isso.

 

Pedro Sem - ou Petersen (?) - era uma personagem portuense, possivelmente do século XVII, que ganhava muito dinheiro a não fazer quase nada - tinha bastantes propriedades alugadas, emprestava dinheiro a juros elevados e possuía navios que lhe traziam muitas riquezas de terras do ultramar. Um dia, estando no topo da sua torre com a esposa e alguns amigos, viu ao de longe os seus navios prestes a chegarem à cidade. Risonho e sem qualquer pudor, por três vezes repetiu que agora nem mesmo Deus o poderia tornar pobre.

Porém, certamente que Deus não deixaria passar um tal ultraje sem punição. Momentos depois, o dono da Torre de Pedro Sem viu os seus navios afundarem-se no Douro; passados alguns dias as suas muitas propriedades arderam sem explicação; e, finalmente, as riquezas que guardava nesta sua - agora famosa - torre foram roubadas durante a noite. As estas grandes punições se seguiram outras, mais pequenas mas igualmente causadoras de sofrimento, até que o herói caiu na mais completa ruína. E então, nesse seu tempo podia ser visto pelas ruas do Porto, pedindo esmola a quem passava e repetindo, como um louco, sempre e somente a mesma frase - "Dai uma esmola a Pedro Sem, que tudo tinha e agora nada tem..."

Gostas de mitos, lendas, livros antigos e muitas curiosidades?
Recebe as nossas publicações futuras por e-mail - é grátis e irás aprender muitas coisas novas!